quarta-feira, 24 de junho de 2026

Show do 'Dominguinho', com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, é interrompido no São João de Patos

 


O projeto Dominguinho, com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, no São João de Patos, teve o show interrompido. A apresentação que acontecia na noite desta segunda-feira (22) no Terreiro do Forró acabou antes do esperado após os equipamentos de som serem desligados. O cantor João Gomes lamentou o ocorrido nas redes sociais.

Na transmissão do evento é possível ver o momento em que o som é desligado pouco antes do fim da apresentação dos artistas. Eles já estavam finalizando o show mas foram surpreendidos pela falta de som e se despediram do público antes do programado.

O cantor João Gomes publicou uma foto nas redes sociais lamentando o ocorrido. Apesar do transtorno, o artista agradeceu o carinho do público paraibano.

"Desligaram o som, mas é assim mesmo... Obrigada, Patos! Uma honra participar dessa festa tão linda"

João Gomes

Mestrinho também lamentou o ocorrido e prometeu voltar à Patos.

Citação

"Obrigado, Patos! Foi incrível viver essa noite com cada um de vocês, prometo voltar logo para que possamos juntos vivermos uma noite completa, amo cada um de vocês e os levarei em meu coração"

Mestrinho

Com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, o projeto Dominguinho conquistou o Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, e abriu o São Joao 2026 de Campina Grande.

O Jornal da Paraíba procurou a empresa responsável pelo São João de Patos, mas até a última atualização desta reportagem a empresa não se manifestou sobre o assunto.

Jornal da Paraíba

Cadeirante relata experiência na cobertura do São João de Campina Grande e defende acessibilidade

 


Pedro Vidal, que é cadeirante, acredita que a participação de profissionais com deficiência em espaços de visibilidade pode incentivar empresas e produtoras a tornarem os ambientes mais acessíveis. Aos 25 anos, o comunicador faz a cobertura do São João de Campina Grande e coleciona entrevistas com grandes nomes da música.

“O meu trabalho pode estar demonstrando a essas empresas que a pauta da acessibilidade é muito importante, pois, como seres humanos, todos nós temos diferenças, e não é diferente para com os profissionais de imprensa. Estar aberto à inclusão é estar aberto a novas possibilidades de colaboração, divulgação e credibilidade no trabalho humano”, afirmou.

Para outros profissionais com deficiência, Pedro Vidal espera passar uma mensagem de otimismo, mostrando que é possível estar em diversos espaços.

“Posso estar, sim, de alguma forma, mostrando a outros colegas PCDs que é possível estarmos em eventos, trabalharmos neles e sermos úteis para com a sociedade e conosco, embora as dificuldades. Falo isso não com vitimismo, mas tentando, nem que seja um pouco, mostrar otimismo. Deus é bom”, disse.

Jornal da Paraíba

Imprensa paraibana de luto: videomaker Leandro Silva morre em grave acidente na BR-412


A comunicação do Cariri paraibano amanheceu de luto nesta quarta-feira (24). O videomaker Leandro Silva, profissional reconhecido por sua atuação na produção audiovisual e cobertura jornalística na região de Monteiro, morreu em um grave acidente na BR-412, nas proximidades da entrada do município de Prata.

De acordo com informações preliminares, a colisão envolveu um carro de passeio e uma carreta. Há suspeitas de que Leandro, que conduzia o veículo, tenha cochilado ao volante antes do impacto. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

Leandro integrava a equipe do portal Cariri em Ação, onde se destacou pelo profissionalismo, dedicação e contribuição para a comunicação regional. Sua morte gerou forte comoção entre colegas de imprensa, amigos e admiradores do seu trabalho.

Fonte PB

Cuitegi: Em clima de comemoração, ex-vereador Dida sinaliza possível candidatura em 2028


Na tarde do último domingo(21), em meio às comemorações pela passagem de seu aniversário, o ex-vereador Dida, reconhecido por sua marcante atuação na área da saúde de Cuitegi, reuniu amigos, familiares e lideranças locais em um momento de confraternização e agradecimento. 

Durante seu pronunciamento, Dida agradeceu as manifestações de carinho recebidas e destacou sua trajetória de serviços prestados à população.

 Em sua fala, ele não descartou a possibilidade de voltar à disputa eleitoral nas eleições de 2028. "Se for da vontade do povo, estarei à disposição para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Cuitegi", afirmou. 

A declaração foi recebida com entusiasmo pelos presentes, que reagiram com aplausos ao possível retorno do ex-parlamentar ao cenário político local. Com uma história marcada pela dedicação à saúde pública e pela atuação política no município, Dida segue sendo uma das lideranças lembradas pela população, e sua sinalização sobre uma eventual candidatura já começa a movimentar os bastidores da política cuitegiense visando as eleições de 2028.

Marcos Andrade

Nota de Falecimento da Professora Maria de Ozildo


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da professora Maria José de Paula Coutinho (carinhosamente conhecida como Maria de Ozildo), aos 95 anos.

​O corpo está sendo velado na Funerária Bom Pastor. O sepultamento ocorrerá hoje, quarta-feira (24), às 17h, no cemitério local.

​Prestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prefeito Adjamir realiza primeira entrega do Programa Gás em Casa para famílias de Curral de Cima

 

O prefeito Adjamir Souza deu mais um importante passo na ampliação das políticas sociais de Curral de Cima ao realizar, neste sábado (20), a primeira entrega do Programa Gás em Casa. A iniciativa, criada pela gestão municipal, beneficiará milhares de famílias e garantirá o fornecimento do gás de cozinha pelos próximos dez anos.

O programa representa uma das mais relevantes ações sociais da atual administração, levando mais dignidade, segurança alimentar e qualidade de vida às famílias que mais necessitam do apoio do poder público.

Durante o lançamento, realizado em frente à Prefeitura, Adjamir Souza destacou a importância de investir em ações que gerem impacto direto na vida da população. O gestor ressaltou que o programa foi planejado para assegurar um benefício essencial às famílias, contribuindo para o orçamento doméstico e promovendo mais tranquilidade para os lares curralenses.

Outro diferencial da iniciativa é a entrega do benefício diretamente nas residências dos contemplados, garantindo mais comodidade e respeito às famílias atendidas, além de evitar deslocamentos e filas.

Para o prefeito, o Programa Gás em Casa simboliza o compromisso da gestão com as pessoas que mais precisam e reforça a missão de construir uma cidade mais humana, inclusiva e com oportunidades para todos.

A primeira entrega marca o início de uma ação permanente que deverá beneficiar centenas de famílias ao longo dos próximos anos, consolidando uma política pública voltada para a proteção social e para a melhoria da qualidade de vida da população de Curral de Cima.

“Estamos trabalhando para cuidar das pessoas e garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa. O Gás em Casa é mais uma demonstração do nosso compromisso com as famílias de Curral de Cima e com a construção de um município cada vez melhor para todos”, destacou o prefeito Adjamir Souza.

Fonte PB

Raniery consegue três obras importantes para GBA com Lucas Ribeiro

 


Tão logo assumiu o mandato de deputado federal em Brasília, Raniery Paulino (Republicanos) conseguiu, junto ao governador Lucas Ribeiro (Progressistas), três importantes obras para o município Guarabira.

Antes de estar com o governador durante a plenária do Orçamento Democrático em Guarabira, Raniery teve audiência com Lucas Ribeiro no Palácio dos Despachos em João Pessoa, ocasião em que tratou de demandas para a população guarabirense e a região do Brejo paraibano.

Em termos de obras para a cidade, o governador anunciou a autorização para a estrada que liga o distrito de Cachoeira dos Guedes (Guarabira), passando pela localidade conhecida por Malhada até a cidade de Cuitegi.

Lucas também confirmou ao deputado Raniery a construção de uma unidade da Funad em solo guarabirense. O equipamento, que cuida de pessoas com deficiência, é uma luta antiga de Paulino desde o tempo de seus quatro mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Raniery Paulino também comemorou a futura instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Guarabira, órgão responsável pelo monitoramento e inteligência das ações da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado. A unidade será para atender toda região do Brejo.

Além dos três benefícios, o deputado federal Raniery solicitou do governador a recuperação das rodovias que cortam a região do Brejo, sobretudo as cidades que estão no entorno de Guarabira.

Em suas redes sociais e nos pronunciamentos na tribuna da Câmara dos Deputados, o parlamentar, representante de Guarabira no Congresso Nacional, tem dito que as obras vindas para a cidade são oriundas da contribuição dos que fazem o grupo de oposição local. 

- O nosso grupo tem feito a diferença e João Azevêdo (quando governou a Paraíba) e agora Lucas têm tido atenção especial com Guarabira e região - afirmou.

Da Redação/Fato a Fato


Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos

 


A pernambucana Beatriz Ferreira Duarte celebrou seu 115º aniversário nesse domingo (21/6), cercada pelo carinho de seus familiares em Jaboatão dos Guararapes (PE), consolidando-se como a segunda centenária mais velha do Brasil. Ela perde apenas para Yolanda Beltrão de Azevedo, que também tem 115 anos, mas que faz aniversário em 13 de janeiro, sendo alguns meses mais velha que Beatriz.

A idade histórica da idosa foi oficialmente certificada pela organização internacional LongeviQuest, especialista na validação de registros de supercentenários (pessoas com mais de 110 anos).

O reconhecimento posiciona Beatriz não apenas no topo da longevidade nacional, mas também como a sexta pessoa viva mais velha de todo o mundo.

Entenda 

Aniversário histórico: nascida em 1911, a idosa atingiu a marca de 115 anos de idade neste domingo (21/6).

Ranking mundial: além de ser a segunda pessoa mais velha do Brasil, ela ocupa o posto de sexta pessoa mais longeva do planeta.

Idade comprovada: o registro de nascimento foi analisado por pesquisadores e validado internacionalmente pela LongeviQuest em 2023.

Legislação familiar: dedicada à vida doméstica, ela teve oito filhos, enfrentou o luto e hoje é cercada por quatro gerações de descendentes.

Nascida no município de Moreno (PE), em 21 de junho de 1911, Beatriz construiu sua vida na região metropolitana do Recife, onde se dedicou integralmente ao lar e à criação dos filhos ao lado do marido, Amaro Cipriano Duarte, falecido em 1990.

Ao longo de mais de um século, ela testemunhou profundas transformações históricas e enfrentou grandes perdas na família, incluindo a partida de 11 irmãos, de quatro filhos ainda recém-nascidos e de sua filha Maria Auxiliadora, em 2019.

Atualmente, sua linhagem e legado seguem vivos por meio de três filhos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta.

Reconhecimento internacional

O processo para a validação de uma idade tão avançada exige rigor técnico e documental detalhado para evitar fraudes ou erros de registro histórico.

No caso da brasileira, a certificação oficial aconteceu em 12 de setembro de 2023, após uma investigação minuciosa conduzida pelos especialistas Gabriel Ainsworth, Filipe Lopes e Stefan Maglov, que comprovaram a autenticidade de seus documentos de identidade e certidões desde o início do século passado.

A celebração deste final de semana reforça a raridade e o impacto de sua trajetória, considerada um marco pelos pesquisadores da longevidade humana. Atravessando gerações com resiliência, Beatriz Ferreira Duarte comemorou mais um ano de vida lúcida e ativa dentro de suas limitações, permanecendo como um símbolo vivo de força familiar e memória histórica para o estado de Pernambuco e para o país.

Metrópoles 


Matheus Cunha supera Maestro Júnior e vira maior artilheiro da Paraíba em Copas do Mundo

 


A vitória da seleção brasileira por 3 a 0 sobre o Haiti, na noite da última sexta-feira (19), pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, teve um gostinho especial para o futebol paraibano. Autor de dois gols, o atacante Matheus Cunha ultrapassou Maestro Júnior e se tornou o maior artilheiro da Paraíba em Copas.

O momento ganhou destaque durante a transmissão da TV Globo. Logo depois do segundo gol de Cunha, o narrador Everaldo Marques informou a marca histórica a Júnior, que reagiu com bom humor ao ver seu recorde superado.

Eu estou torcendo pelo Douglas Santos, que também é conterrâneo, para fazer mais um. Show de bola, maravilha”, celebrou o Maestro.

Atuação decisiva de Cunha

Matheus Cunha foi um dos grandes nomes da partida. O primeiro gol nasceu após uma recuperação de bola no meio-campo. O atacante participou da construção da jogada, que passou por Bruno Guimarães e Vinícius Júnior. Na finalização, o goleiro Placide deu rebote e Cunha apareceu no lugar certo para empurrar para as redes.

Pouco depois, ainda na primeira etapa, veio o segundo. Em uma troca rápida de passes com Vinícius Júnior, o paraibano infiltrou nas costas da defesa haitiana e bateu de canhota no canto alto, sem chances para o goleiro

Polêmica Paraíba

Histórico: Lionel Messi se torna o maior artilheiro da história das Copas

 


Lionel Messi não cansa de colecionar recordes e conquistas. Em sua sexta Copa do Mundo, o camisa 10 argentino chega a 17 gols no torneio e se consolida como maior artilheiro da história da competição. Ele ultrapassa o alemão Miroslav Klose com 16. 

Após marcar três vezes na estreia contra a Argélia, Messi começou o jogo diante da Áustria nesta segunda-feira (22/06) perdendo um pênalti e duas oportunidades claras. Mas, depois de receber passe livre na entrada da grande área, o camisa 10 argentino mostrou o porquê de ser um dos grandes do esporte. Com a perna canhota, onde nos acostumamos a ver o craque brilhar, ele bateu colocado no contrapé do goleiro e marcou o nome mais uma vez nos livros de história do futebol. 

Messi chega a 916 gols na carreira, se consolida como maior artilheiro em Copas do Mundo e segue sendo o boleiro que mais ergueu taças na carreira, com 46 títulos. Já consolidado como maior ídolo da história da Argentina, o craque busca o bicampeonato mundial, após liderar a seleção albiceleste em 2022, no Catar. 

Para deixar o marco ainda mais histórico, Messi chega ao topo da artilharia no dia 22 de Junho, exatamente 48 anos depois de Maradona entrar para a história e fazer o famoso gol de mão, diante da Inglaterra, na Copa de 1986. Mundial esse que os “hermanos” conquistaram a taça pela segunda vez. 

*Estagiário sob supervisão de Paulo Floro.

Correio Braziliense

domingo, 21 de junho de 2026

Projeto sobre "Ética e Cidadania" de Raniery Paulino é aprovado no Senado

 


O Senado aprovou, em regime de urgência, o projeto de lei nº 162/2024, que institui a Semana Nacional da Ética e da Cidadania. De autoria do deputado federal Raniery Paulino (Republicanos-PB), a proposta prevê que o evento seja realizado anualmente na primeira semana de maio. Com a aprovação pelos senadores, o texto segue para sanção presidencial.

Ao longo da Semana Nacional da Ética e da Cidadania, poderão ser promovidas atividades voltadas à valorização dos princípios éticos e morais, ao exercício da cidadania e ao combate à corrupção. As ações poderão ser realizadas por órgãos públicos, instituições de ensino, entidades da sociedade civil e veículos de comunicação. As informações são do Congresso em Foco.

O parecer foi apresentado por videoconferência no Plenário pela relatora da proposta, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). Na ocasião, a parlamentar ressaltou que o texto aborda valores essenciais para a convivência democrática.

“É importante porque trata de cidadania, ética e respeito”, destacou.

Em seu parecer, Daniella Ribeiro afirmou que a iniciativa pode contribuir para manter em evidência valores fundamentais para a democracia. Segundo ela, a medida também pode estimular a conscientização sobre a responsabilidade de agentes públicos e privados na promoção da integridade e da transparência.

Fonte: Portal da Capital

Em Lagoa Seca/PB: empresário é preso acusado de matar jovem a tiros em saída de festa


Um empresário foi preso suspeito de matar um jovem a tiros na saída de uma festa, no município de Lagoa Seca, no Agreste paraibano, neste domingo (21). A pessoa assassinada é da cidade de Guarabira/PB. Informações iniciais dão conta que vítima e acusado teriam se envolvido em uma briga por conta de ciúmes durante o evento.

Na saída da festa, o suspeito efetuou disparos contra a vítima que ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

O acusado ainda não teve a identificação confirmada, mas seria um empresário do segmento de construção civil da cidade de Santa Luzia. Ele está recolhido na Central de Polícia de Campina Grande/PB.

Corpo da vítima está no Hospital de Trauma e será encaminhado para o Numol.

Mais detalhes, em breve.

Márcio Rangel

Programação do São João de Campina Grande hoje: Amazan, Samyra Show e outras atrações


O São João 2026 de Campina Grande segue acontecendo neste domingo (21), com apresentações de Amazan, Samyra Show e outros artistas no palco principal do Parque do Povo.

Quer saber quem vai cantar hoje no São João de Campina Grande? Nesta matéria, o Jornal da Paraíba detalha a programação diária de shows no Parque do Povo, que recebe O Maior São João do Mundo de 3 de junho a 5 de julho.

Quem se apresenta no São João de Campina Grande neste domingo (21):

Fernandinha

Samyra Show

Amazan

Raphael Moura

Das segundas às sextas-feiras do São João em Campina Grande, o Parque do Povo será aberto ao público a partir das 17h e, aos sábados e domingos, às 16h.

Como chegar ao Parque do Povo

O Parque do Povo fica bem no Centro de Campina Grande, próximo ao Terminal de Integração da Cidade. A entrada no local é gratuita e o transporte pode ser por ônibus do transporte público ou através de transporte por aplicativo.

JPB

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Luciano de Biu de Teu deseja feliz São João à população de Alagoinha e faz balanço positivo dos trabalhos na Câmara

 


Na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (18), que marcou o encerramento dos trabalhos do primeiro período legislativo de 2026 na Câmara Municipal de Alagoinha, o vereador Luciano de Biu de Teu subiu à tribuna para fazer um balanço do biênio e agradecer o apoio recebido.

Luciano fez questão de elogiar os funcionários da Casa e a imprensa local pela cobertura e dedicação diária. Luciano direcionou um agradecimento especial à equipe administrativa, mencionando servidores como João e a secretária Leide, ressaltando o empenho de todos na organização das atividades do legislativo.

O vereador também teceu elogios à condução dos trabalhos por parte da presidência da Casa. Segundo Luciano, a gestão atual tem se destacado pela organização e pela capacidade de manter o bom andamento dos debates políticos em prol do município.

Apesar do recesso parlamentar, que deve durar 30 dia até o início do próximo período, Luciano de Biu de Teu lembrou que o papel do vereador não se limita às sessões das quintas-feiras:

"O vereador continua trabalhando, conversando com um e com outro no meio da semana, identificando os problemas do município e trazendo para esta Casa, que é o lugar certo para debater."

Clima de São João

Com a proximidade das festividades juninas, o parlamentar encerrou sua fala desejando um excelente e seguro São João a todos.


Vereador Naldo destaca ações e balanço positivo no encerramento do 1º período legislativo em Alagoinha

Na última quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Alagoinha realizou a sessão que marcou o encerramento do 1º período legislativo de 2026. Durante a solenidade, o vereador Naldo subiu à tribuna da Casa para fazer um pronunciamento focado no balanço das atividades realizadas e em agradecimentos à população e aos seus pares. 

Em seu discurso, o parlamentar pontuou a importância do trabalho em conjunto ao longo dos primeiros meses do ano para garantir a aprovação de projetos e requerimentos voltados ao desenvolvimento do município e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos alagoinhenses.

 Naldo ressaltou que, mesmo com a chegada do recesso parlamentar, o gabinete e o trabalho nos bastidores em prol das comunidades não param. 

O vereador aproveitou a oportunidade para reforçar seu compromisso com as principais demandas da cidade nas áreas de infraestrutura, saúde e assistência social, prometendo um retorno ainda mais dinâmico para o segundo período legislativo. O próximo período terá início no dia 23 de julho.