Uma equipe ligada a Assistência Social do Estado esteve visitando os locais onde funcionam os programas sociais do Governo Federal em Guarabira na manhã de terça-feira (22). A deputada e primeira-dama Léa Toscano também acompanhou o grupo durante as visitas, junto ao Secretário de Ação Social, Elias Asfora.
De acordo com Ediclê Travassos de Lima, Gerente de Proteção Social Básica da Paraíba, o objetivo da visita foi dar um apoio a Secretaria de Ação Social do Município e fazer um levantamento no que diz respeito aos serviços de assistência do governo federal, no intuito de que a cidade cumpra com as normatizações da prestação dos serviços.Ela esteve acompanhada da Dra. Maria Emeias, Coordenadora Estadual do Programa "Bolsa Família".
Para Ediclê, a estrutura encontrada é boa, mas precisa passar por ajustes nos espaços físicos e nos serviços, como por exemplo, disponibilizar profissionais adequados como psicólogos, assistentes sociais, e outros.
Como o “Bolsa Família”, onde foi encontrada uma vasta documentação de várias famílias que não foram cadastradas devidamente no serviço.
Foi constatado também que equipes não funcionavam a contento e não dispunham de pessoas capacitadas nos programas sociais. Além de ter sido verificado que cerca de 225 mil reais que vinham da União para tais programas estão em caixa inutilmente parado.
Conforme Léa, a inspiração e ajuda para um bom funcionamento dos programas sociais virão de cidades vizinhas, como Alagoinha e Pirpirituba.
A primeira-dama do município ressaltou também o estado em que encontrou as creches, principalmente a “Tia Léa”, que até hoje os lençóis usados pelas crianças são do tempo em que a mesma era prefeita de Guarabira.
Codecom-PMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário