Carnaval é sinônimo de festa, e muitas pessoas aproveitam a animação e o feriado prolongado da época para beber um pouco mais. O resultado, para muitos, é um dos maiores inimigos do período carnavalesco: a ressaca. Para tentar driblar este efeito colateral da folia, uma dica da cultura popular manauense é tomar o caldo da piranha, tática comprovada também pela ciência.
O pesquisador Nilson Carvalho, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), afirma que a receita dá energia para o folião aguentar tranquilo todos os dias de carnaval. "O caldo feito do peixe, inteiro ou partes, dá um ganho de energia muito forte para o ser humano", alertou.
Qualquer caldo, em geral, ajuda a se recuperar da ressaca, porque hidrata o corpo.
O da piranha, segundo o pesquisador, ficou famoso na cultura popular por se tratar de um peixe forte nas águas. "Ela é uma predadora. Vai atrás de sua presa, e nesse movimento tem que ter músculo para alcançar sua presa".
A dica do pesquisador é que a pessoa tome o caldo cedo, para curtir o resto do dia. "Você toma de madrugada ou ao amanhecer uma sopa de piranha, e vai ter muita energia para os outros dias de carnaval', indicou.
G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário