A ADESC – Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural do Distrito de Canafístula, por meio dos seus representantes Cristiano Frasão, Thiago da Silva Alexandre e Jozan Domingos, reuniu-se e protocolou ofícios às Prefeituras de Alagoa Grande e Alagoinha para que estas se prontificassem a resolver o problema de falta de água para gastos domésticos da Comunidade da Rua da Mangueira e adjacências.
Como é do conhecimento de todos, o SAAE é responsável pela distribuição de água na comunidade de Canafístula, mas que, em função da forte estiagem nesta época do ano, a água que vem do reservatório em Alagoinha é insuficiente para atendimento de todas as necessidades das famílias, que, por esta razão, passam a utilizar a água tratada apenas para o consumo humano (beber e cozinhar principalmente). Para as demais atividades, as famílias fazem uso de vários poços de água salgada ou salobra que foram perfurados naquela comunidade.
Na Rua da Mangueira e demais, o poço que fornecia água, localizado no conjunto Antônio Fernandes de Carvalho, passou a não dar conta da demanda, ocasionando vários problemas mecânicos da bomba de captação, deixando grande parte da comunidade totalmente desassistida de abastecimento de água para os gastos diversos, tendo que as famílias caminharem, de forma sacrificante, longas distâncias, carregando baldes e vasilhas na cabeça ou em carroça, para terem acesso à água. Há mais de 20 dias que a bomba queimou não está sendo distribuída a água.
Por esta razão, a ADESC fez o levantamento topográfico e métrico de um poço, sob a responsabilidade do município de Alagoa Grande, localizado no final da rua João Galdino com a rua Severino Amorim de Carvalho, que fica a uma distância de 130 metros da Caixa D`água de Canafístula, DEMONSTRANDO a viabilidade de bombeamento de água deste poço para alimentar o sistema de abastecimento de água da Rua da Mangueira, amenizando a precária situação de acesso a água pelas famílias.
Neste sentido, a Prefeita de Alagoinha, em conjunto com a Dirotoria do SAAE, se COMPROMETEU de, até a próxima sexta-feira, dia 10.01.2020, instalar uma nova bomba e a tubulação para mandar água para a Rua da Mangueira; enquanto que o Prefeito de Alagoa Grande, além da autorização para utilização do poço, se PRONTIFICOU a liberar as máquinas e mão-de-obra para escavação das valas para instalação das tubulações.
A comunidade aguarda ansiosa e esperançosa que os agentes públicos cumpram com o seu papel e que o referido problema seja resolvido o quanto antes, conforme compromisso assumido pelos mesmos. De acordo com informações dos membros da associação, caso o serviço não seja iniciado até a data prevista, a comunidade se mobilizará para angariar outros apoios, de comerciantes locais e das próprias famílias, para resolver o problema da falta de água na Rua da Mangueira e demais ruas que estão com dificuldade de acesso à água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário