quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Romero se recupera de cirurgia em Campina: “Um sucesso”


 O ex-prefeito de Campina Grande e presidente do PSD na Paraíba, Romero Rodrigues, informou na tarde desta quinta-feira (30) que concluiu “com sucesso” um procedimento cirúrgico no braço. Devido à intervenção, o político estará afastado por três semanas das atividades.

“Cirurgia realizada com sucesso. Agradecer a Dr Andrey Wanderley e toda equipe do Hospital Antônio Targino pelo carinho e atenção”, publicou o campinense. 

Cirurgia 

Romero anunciou na última segunda-feira (27) que iria se submeter a um procedimento cirúrgico. Em comunicado divulgado nas redes sociais, Romero afirmou que estava participando de um jogo de futebol há algumas semanas e tem sentido dores no ombro direito.

“Peço desculpas pelo cancelamento das agendas programadas nos próximos dias e, em breve, após o período de recuperação, certamente voltarei à minha rotina de trabalho, pronto e restabelecido para a batalha do dia a dia”, escreveu Rodrigues à época. MaisPB

Paraíba recebe prêmio por melhor educação do Brasil


 A plataforma Paraíba Educa foi a vencedora da edição 2021 do Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (30), em São Paulo, e contou com a presença do governador João Azevêdo, que apresentou aos demais governadores participantes do evento e aos representantes do CLP o êxito do programa elaborado para atender alunos e professores da Rede Estadual de Ensino durante a pandemia do coronavírus.

O projeto da Paraíba foi avaliado pela banca de seleção do CLP que examinou, no total, 280 políticas públicas este ano. Além disso, o ensino remoto do estado foi reconhecido como o melhor do Brasil por meio de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e recebeu a maior nota na análise feita pela Rede de Pesquisa Solidária (RPS), integrada por pesquisadores de várias instituições que avaliaram a oferta do ensino remoto aos alunos durante a pandemia.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a Paraíba Educa representa uma das mais complexas, eficientes e rápidas respostas do estado ao longo da pandemia. “Nós utilizamos a nossa experiência em serviços digitais e esse foi o caminho certo e necessário para evitar a interrupção do processo de aprendizagem dos alunos, o que será fundamental para a vida de cada um deles, mas também essencial para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado e eu agradeço a cada professor, dirigente escolar e a todos da Secretaria de Educação pelo empenho, capacidade de se reinventar e determinação para que isso fosse possível porque, como professor, sei que a educação é a mãe de todas as políticas públicas”, frisou.

Ele também destacou as ações do estado para assegurar a assistência à população em diversos segmentos, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia. “É possível continuar fazendo políticas públicas, principalmente, nas assistências social e alimentar, como também no turismo, na infraestrutura, na eficiência da gestão fiscal e na capacidade de investimentos. Nós estamos fazendo o nosso dever de casa que vai sendo reconhecido, inclusive, em nível nacional. Nós tivemos a oportunidade de cuidar do estado, fazer com que ele continue avançando e, ao mesmo tempo, protegendo as pessoas”, acrescentou.

O secretário de estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, também presente ao evento, afirmou que o prêmio representa mais um reconhecimento ao trabalho responsável e comprometido do governo com a excelência do ensino público. “Essa premiação é muito importante para a administração porque analisa boas práticas de gestão e sua escolha leva em consideração o que ela impacta na prática na vida do cidadão e essa política do estado é efetiva, tem resultados e pode ser replicada”, comentou.

“Nós parabenizamos o gestor público pela capacidade de se antecipar aos problemas. Quando se fala em preparar o terreno, transformação digital e quando vem uma pandemia, já estar preparado, isso é antecipar as jogadas e é isso que os gestores públicos têm que fazer”, disse o diretor geral do CLP, Tadeu Barros.

Sancionada lei que permite candidatura de políticos com contas rejeitadas

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quinta-feira (30), lei que permite a candidatura de políticos que tiveram as contas julgadas rejeitadas durante o exercício do mandato. Com a sanção, poderão participar das eleições aqueles que foram condenados a pagamento de multa por contas irregulares sem danos ao erário.

A legislação anterior estabelecia que aqueles que tivessem as contas rejeitadas ficariam inelegíveis por oito anos para qualquer cargo, desde que a decisão não tenha mais possibilidade de recurso.

Entre os motivos da sanção, o presidente justifica que a lei vai evitar punições desproprocionais nos casos em que existe “pequeno potencial ofensivo”, visto que se restringe à rejeição de contas em que não houve danos aos cofres públicos ou enriquecimento ilícito.

A nova lei ocorre num momento em que o Senado Federal aprovou as mudanças que diminuem o alcance da improbidade administrativa. Agora a norma determina que só poderão ser imputados quando existir comprovação de que houve intenção de causar dano aos cofres públicos.

MaisPB

‘Farra’ em festas: MP investiga contratos de prefeituras com bandas de forró em 15 cidades da Paraíba


 Um levantamento feito por auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a pedido do Ministério Público de Contas (MPC), constatou uma variação expressiva nos valores de contratos firmados entre empresários e prefeituras paraibanas para realização de shows de forró.

Os dados são relativos a eventos, promovidos pelos municípios, durante o ano de 2019 – antes da pandemia da covid-19. Grande parte referente à festividades juninas.

A auditoria fez uma análise em contratos de prefeituras que resultaram na apresentação de grandes artistas, como Wesley Safadão, Jonas Esticado, entre outros.

"Os achados ligaram o sinal de alerta para o Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) de Defesa do Patrimônio Público. O órgão encaminhou o material para as promotorias, sugerindo a instauração de investigações em pelo menos 15 cidades da Paraíba."

São pelo menos 23 contratos que deverão ser analisados pelo MP.

Na auditoria feita pelo TCE, por exemplo, foram identificadas variações de valores em contratos de até 400%, no caso de shows do cantor Douglas Pegador – a depender da cidade e do dia dos shows realizados.

Um dado curioso é que, em uma das situações, o mesmo artista foi contratado para se apresentar, no mesmo dia, em cidades diferentes. E os valores pagos pelas prefeituras apresentam uma variação elevada, conforme o documento.

Jornal da Paraíba

Câmara Federal aprova auxílio gás para famílias de baixa renda


 A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei 1374/21, que cria o auxílio Gás Social a fim de subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A matéria será enviada ao Senado.

De autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e outros deputados do PT, o texto prevê que o valor fixado semestralmente deverá ser, no mínimo, igual à metade da média do preço nacional de referência do botijão de 13 Kg nos últimos seis meses, conforme estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O substitutivo aprovado, do deputado Christino Aureo (PP-RJ), dá prazo de 60 dias para o Poder Executivo regulamentar os critérios para definir as famílias a serem contempladas, a periodicidade, a operacionalização do benefício e a forma de pagamento, cujas parcelas não podem passar de 60 dias de intervalo. O Executivo deverá ainda adequar a quantidade de beneficiários com o orçamento disponível para o auxílio.

Pelo texto, o Poder Executivo será autorizado a pagar o auxílio diretamente às famílias beneficiadas na modalidade de transferência de renda.

Zarattini ressalta que o gás de cozinha é o derivado de petróleo mais utilizado diretamente pela população pobre. Ele citou dados da ANP que mostram um aumento de 61% do preço em um período de pouco menos de um ano.

Já o relator, Christino Aureo, destacou que o aumento da cotação internacional do barril de petróleo e a desvalorização cambial têm levado os preços dos combustíveis fósseis a sucessivas altas desde meados de 2020. “Isso pressiona a renda das famílias mais pobres, tornando praticamente impossível o acesso ao gás de cozinha no valor atual”, disse.

Preferência

O auxílio será concedido preferencialmente às mulheres vítimas de violência doméstica beneficiadas por medidas protetivas de urgência. Entre os beneficiários serão incluídos ainda, segundo o regulamento, as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que tenham entre seus membros quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Agência Câmara

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Ambev anuncia aumento no preço das cervejas


 A cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, anunciou o aumento no preço das cervejas. Os novos valores devem ser praticados a partir deste final de semana, em torno de 5% a 6% nos chope e cervejas, incluindo embalagens descartáveis. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

No comunicado enviado a clientes e distribuidores, a cervejaria – que concentra 60% de participação de mercado no país– afirma que o reajuste vai seguir, “em linhas gerais, a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária”. De acordo com o comunicado, “os reajustes podem variar entre regiões, marcas, embalagens e segmentos”. “Reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”, diz a Ambev no comunicado.

Questionada pela Folha, a Ambev afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que se trata de um aumento natural, que ocorre todo ano. A empresa afirma que houve reajuste no ano passado, mesmo em meio ao período mais crítico da pandemia, com parte dos bares e restaurantes fechados. Mas, neste caso, o aumento não atingiu as embalagens retornáveis, diz a cervejaria.

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) confirma o aumento de preços e afirma que o reajuste deve vir alinhado com a inflação acumulada nos último 12 meses, em torno de 10%. As rivais Heineken e Itaipava ainda não informaram se pretendem seguir o reajuste.

MaisPB

Publicado edital de concurso para Polícia Civil com salário inicial de até R$ 12 mil

 Foi publicado na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado o edital de concurso público com 1.400 vagas para a Polícia Civil da Paraíba. As inscrições para o certame começam no dia 8 de outubro e serão encerradas no dia 11 de novembro.

As provas objetivas e discursiva estão agendadas para o dia 9 de janeiro e 16 de janeiro, de acordo com o cargo escolhido. O resultado provisório destas provas será publicado no dia 11 de fevereiro.

Para os cargos de delegado perito criminal, perito médico-legal, perito odonto-legal e perito químico-legal as inscrições custam R$ 250,00; já para escrivão agente de polícia, técnico em perícia, papiloscopista e necrotomista custa R$ 180,00.

O cargo com maior remuneração inicial é o delegado, com R$ 12.769,80; agente de investigação R$ 4.271.73; escrivão R$ 4.271.73; perito R$ 9.920,99; técnico em perícia R$ 3.726,73; papiloscopista R$ 3.726,73 e necrotomista R$ 3.726,73.

Veja o Edital da Polícia Civil

MaisPB

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Geraldo Medeiros anuncia flexibilização de medidas contra covid-19 para o setor de eventos na Paraíba em novo decreto


 O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que haverá flexibilizações em relação a eventos no estado. As medidas devem ser divulgadas no próximo decreto a ser publicado nesta sexta-feira (1º). O anúncio foi dado em entrevista exclusiva ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM.

O decreto estadual vai terminar no dia 30 de setembro e surgirão algumas medidas de flexibilização em relação a eventos", disse.

Apesar de ainda estarem em fase de estudos, as medidas não trarão riscos para a população, segundo o secretário.

ClickPB

Assembleia vai suspender salário de servidor que recusar vacina


 Os servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que não tomarem vacina contra Covid-19 poderão ter os salários suspensos e o acesso a empréstimos proibido. É o que prevê um projeto de resolução da Mesa Diretora que será votado nesta terça-feira (28).

Há a previsão ainda de abertura de um processo administrativo disciplinar para trabalhador que decidir não ser imunizado, apesar de estar apto.

O texto dispõe sobre o retorno gradual das atividades na Casa de Epitácio Pessoa.

A previsão é que os trabalhadores voltem a exercer o trabalho no legislativo estadual a partir da próxima terça-feira, 05 de outubro. O expediente será às terça e quarta-feira das 08h às 13h.

Para que possam retornar às atividades presenciais, os funcionários terão que ter completado o esquema de imunização há 28 dias. O prazo deverá ser comprovado pelo cartão de vacinação.

Apesar da resolução, apenas 30% dos servidores terão acesso à Casa.

O servidor que apresentar sintomas da Covid-19 ou teste positivo para doença deverá permanecer afastado.

Jornalistas credenciados e convidados só poderão entrar nas dependências da ALPB mediante autorização da Mesa Diretora. Já o público externo seguirá sem poder participar das sessões.

MaisPB

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Prefeita atrasa repasse à Câmara e deixa vereadores sem receber salário em Alagoinha

A  prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto (PSDB), atrasou o repasse do duodécimo à Câmara Municipal no mês de Setembro e deixou os servidores da casa legislativa e até mesmo os nove vereadores com salário atrasado. 

De acordo com informações, até a última sexta - feira(24), às contas da Prefeitura estariam bloqueadas pelo TCE – PB, por não ter apresentado o balancete do mês de Julho de 2021 junto ao Tribunal.


Helloysa do Pandeiro brilha na final do The Voice, mas não leva troféu


 Apesar de estar entre os três finalistas, a paraibana Helloysa do Pandeiro não venceu a edição 2021 do The Voice Kids, da TV Globo.

O campeão do reality foi o representante do time do cantor Michel Teló, Gustavo Bardim. A emissora não detalhou quem fiou nas segunda e terceira colocações.

“Quero agradecer a todos vocês, vocês são incríveis, que honra participar do The Voice Kids”, disse Heloyssa, que foi dirigida pelo baiano Carlinhos Brown. MaisPB

Criança de oito anos é ferida a tiros no município de Sapé durante madrugada

 Uma criança de oito anos foi vítima de tiros na madrugada desta segunda-feira (27) no município de Sapé, na região da mata paraibana. O menino foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

De acordo com boletim médico emitido pela unidade hospitalar, a criança passou por procedimento médicos de

emergência e após período de observação recebeu alta hospitalar às 02h18.

Ainda não há informações sobre como ocorreu o ferimento.  MaisPB

‘Flores’: filme com Zezita Matos e Beto Quirino será gravado em Alagoa Grande

Parte da equipe ' Flores' em dia de ensaio


 Na primeira semana de outubro, Alagoa Grande será palco para a gravação de um curta-metragem do cineasta carioca Leonardo Gonçalves. ‘Flores’ terá Hermano Queiroz, Beto Quirino, Itamê Jr e Zezita Matos no elenco, com cinco dias de gravações.

O filme realizado através da lei Aldir Blanc ainda destacará a cena cultural da cidade de Alagoa Grande, com participação de dois artistas importantes para a região: Turuca e Dona Soledade.

Olha a sinopse de ‘Flores’: Manoel (Hermano Queiroz) recebe de sua médica (Zezita Matos) a notícia de que tem pouco tempo de vida. Ele decide visitar seu amigo Álvaro (Beto Quirino) – homem frustrado por não ser reconhecido e valorizado como artista. Os dois, então, se aventuram na boêmia noturna para atenuar angústias e tristezas da vida.

O cineasta carioca Leonardo Gonçalves é filho de paraibanos e vive desde 2009 no Assentamento Maria da Penha II, localizado na cidade de Alagoa Grande. Ele é doutorando em Cinema na Unicamp, em Campinas-SP.

Leonardo é autor de diversos curtas-metragens nos últimos 15 anos, inclusive ‘Terra vermelha’ e ‘Isolamento rural’ (feito durante a pandemia).

T5

sábado, 25 de setembro de 2021

Jovem fica ferido após acidente entre carro e motocicleta em Alagoinha


Jerfferson Victor da Silva, de 18  anos, ficou ferido após um carro colidir contra a motocicleta que ele pilotava na noite deste sábado (25) em Alagoinha  - PB. O acidente foi na rua Moura Filho, próximo à praça de Taxi 01.

Conforme informações repassadas à equipe de reportagem, o carro transitava pela Rua Tenete Moura e o  motociclista pela Rua Moura Filho  quando, no cruzamento, ocorreu a batida. No acidente , o condutor da Moto  sofreu ferimentos em um dos braços  e pernas.

Ainda de acordo com informações, o carro que se envolveu no acidente é um Volkswagen Crossfox de cor preta, e o proprietário reside no Conjunto Nova Alagoinha.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e a vítima foi levado ao Hospital Regional de Guarabira.



Servidores são obrigados a apresentar cartão de vacinação para trabalhar


 O prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, emitiu decreto tornando obrigatória para servidores a apresentação de cartão de vacinação contra a Covid-19. A medida é válida a todos os servidores públicos municipais, efetivos, contratados e comissionados, que estejam no exercício de suas funções.

O cartão de vacinação poderá ser substituído pelo Certificado Nacional de Vacinação – Covid-19, regularmente emitido pelo Ministério da Saúde, com possibilidade de validação.

Conforme o decreto, o servidor público que não cumprir a exigência, no prazo legal, ficará impedido de ter acesso a qualquer repartição pública enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública em decorrência da Covid-19.

A ausência do servidor público, no entanto, será considerada falta disciplinar, passível das sanções estabelecidas no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Picuí-PB, bem como dia de efetivo exercício da função não laborado injustificadamente.

Os servidores terão que apresentar o cartão de vacinação até o dia 15 de outubro. A Secretaria Municipal de Administração vai encaminhar a exigência a todas as repartições públicas municipais, solicitando dos secretários/chefes/diretores/responsáveis, da forma mais rápida possível e respeitando-se todos os protocolos sanitários, o encaminhamento da documentação.

MaisPB

Aniversariante do dia

 


Hoje Maria Júlia Diógenes Fernandes, filha do então Secretário de Saúde de Alagoa Grande,   André Fernandes e Jordana Diógenes, completa 15 anos.

Todos os vivas e felicitações são para ela.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

TCE-PB vai realizar palestra para servidores e colaboradores sobre prevenção e suicídio


 O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por meio Serviço de Atendimento à Saúde (SAS) vai realizar, na próxima sexta-feira (01/10), uma palestra on-line sobre “A importância de falar sobre prevenção de suicídio”. Em breve, será encaminhado link para e-mail de todos.

A palestra será ministrada pela médica psiquiatra Milane Caroline de Oliveira Valdek .

Perfil da palestrante - Milane Caroline de Oliveira Valdek

Ela é membro da Sociedade Brasileira Psiquiatria, com residência Médica em Psiquiatria pela UFRN e em Fitoterapia, pela Associação Brasileira de Fitoterapia.

Milena Caroline tem formação em Psicoterapia dos Esquemas pela Wainer Psicologia. Possui certificação para a aplicação da escala ADOS-2. Atuação atual apenas em  consultório próprio na clinica de Psiquiatria Milane Valdek Ltda.

Atuou como Médica Psiquiatra concursada, na Prefeitura de João Pessoa, Alagoa Grande e Itaporanga. Tem também atuação como médica perita psiquiatra da Justiça Federal da Paraíba e de TRT-PB e como médica Psiquiatra da FUNAD.

 Ascom/TCE



Gervásio vota contra reforma administrativa


Após mais de seis horas de discussão, a comissão especial que discute a reforma administrativa na Câmara aprovou nesta quinta-feira, 23, o texto-base do último parecer do relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA). O placar foi de 28 votos a favor e 18 contra. O deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) votou contra a proposta.

Mesmo com a derrota na Comissão Especial, Gervásio acredita em um resultado diferente no plenário. “O maior avanço será quando derrotarmos a PEC 32 no plenário. Os servidores de todo o país estão empenhados na mobilização, lutando voto a voto. Esse movimento vai ser determinante para derrubar essa proposta absurda”, ressaltou Gervásio.

Ainda de acordo com o parlamentar, o texto apresentado enfraquece o Estado, e promove uma desvalorização das carreiras que exercem os serviços públicos. O deputado citou a volta do artigo 37-A, que prevê que a União, estados e municípios possam fazer contratos com a iniciativa privada para a prestação de serviços públicos.

“É a abertura de porteira para a destruição do serviço público. A partir da votação da PEC, por esse texto todos poderão ser contratados temporariamente ou por meio da privatização. Estão abrindo a porteira para a consolidação da privatização do serviço público”, lamentou.

Após a votação dos destaques, a matéria segue para ser avaliada pelo plenário da Casa, fase na qual precisará do apoio de 308 dos 513 deputados, em duas rodadas de votação.

MaisPB

Homens Assaltam Lanchonete e levam celulares de Clientes em Alagoinha

Clientes de uma lanchonete tiveram celulares roubados  na noite desta quinta-feira(23),  no centro de Alagoinha.

De acordo com informações, os assaltantes ainda levaram o dinheiro do apurado da Lanchonete.

Três  suspeitos armados entraram no estabelecimento, anunciaram o assalto por volta das 21:30h e fugiram de Moto.

Após a ação na Lanchonete, os homens ainda assaltaram mais  3 pessoas, contou uma moradora da Rua João Fernandes de Lima.

Policiais do destacamento de Alagoinha foram acionados para fazer as buscas nas proximidades do ocorrido, mas até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido localizado.

Setembro Amarelo: Campanha de prevenção ao suicídio é intensificada nas unidades da LBV


O Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro, é uma data para lembrar a importância de falar, esclarecer, conscientizar e estimular o diálogo a respeito do tema, além de promover ações efetivas na prevenção ao suicídio, contudo é uma ação permanente na luta Pela Vida. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, são registrados, todos os anos, aproximadamente 1 milhão de casos de óbitos por suicídio e, no Brasil, cerca de 12 mil. O número é bem maior por causa da subnotificação, que ainda é uma realidade. Em todo o mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos, e quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

Com a pandemia, cresceu o alerta. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou em 2020, o “Resumo de políticas sobre a Covid-19 e a saúde mental”. Os relatórios indicaram um aumento nos sintomas de depressão e ansiedade em vários países, e a ONU destacou a necessidade de aumentar urgentemente o investimento em serviços de saúde mental. 

   Para contribuir na sensibilização da temática, a Legião da Boa Vontade tem realizado, no decorrer de todo o mês de setembro, assistência por telefone com os pais, responsáveis e idosos, assistidos pelos serviços da Instituição. A psicóloga da entidade, Luciane Borges, esclarece como tem sido o atendimento psicológico e social com os assistidos.  "Em um momento, ainda mais desafiador, a LBV nos proporciona realizar um trabalho tão significativo, a ponto de agregar sentido à vida dos nossos atendidos, e esse é o melhor resultado, é o que nos faz psicólogos e profissionais realizados".

Há 71 anos, a LBV, trabalha pela valorização do ser humano, promovendo ações que enaltecem o Amor e o respeito à vida. O assunto é abordado por meio de diversas atividades, tais como palestras, fóruns e entrevistas com especialistas, com o objetivo de sensibilizar os atendidos e a população em geral.   

   ODS   

A boa saúde mental é fundamental para o bem-estar de todas as pessoas e da sociedade como um todo. Por isso, vale lembrar que o terceiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “Saúde e bem-estar”, visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, independentemente da idade. Os ODS foram estabelecidos pela ONU e fazem parte de uma agenda global adotada em 2015 por chefes de Estado e de Governo e altos representantes de países do mundo todo, os quais se comprometeram a alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões — econômica, social e ambiental — de forma equilibrada e integrada até 2030.

LBV

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

IG do jornalista Hyldinho chega a 208 mil seguidores levando informações com credibilidade na PB

 


O jornalista Hyldo Pereira, conhecido como Hyldinho, está conquistando a cada dia um grande número de seguidores tanto na Paraíba como fora. É que o IG já soma 208 mil seguidores reais e vem se destacando no jornalismo paraibano como fonte de informação.

O comunicador está na rede social IG desde 2002, mas o destaque ocorreu no início da pandemia quando passou a informar os paaibanos sobre o auxílio emergencial e decretos da pandemia.

"Percebi que meus seguidores precisam de informação com credibilidade e responsabilidade. Então, decidi investir mais no meu instagram informando aos meus leitores com sobre o auxílio e decretos no início da pandemia. Éramos 69 mil em março de 2020, agora chegamos hoje (22) a 208 mil seguidores orgânicos”, comemorou o jornalista.

Pesquisa realizada pelo Instituto Datavox no mês de agosto de 2021, em 70 municípios do Estado da Paraíba, apontou quais os sites/blogs os paraibanos mais lembram quando o assunto é ficar bem informado e por dentro das notícias que repercutem na região. O IG do Hyldinho ficou em segundo lugar na preferência dos paraibanos.

“ Fiquei muito feliz em ser lembrado pelos paraibanos.  Quando me formei e honrei fazer um jornalismo ético, com responsabilidade e a serviço do povo”, comemorou Hyldo Pereira.

TCE-PB vê excesso de temporários em prefeituras. em 223 municípios são mais de 62,3 mil contratos ‘por excepcional interesse público’


 Presidente do TCE vai encaminhar relatórios ao MPPB e à Justiça Eleitoral. Fernando Catão diz que são claros os indícios que os gestores desvirtuam caráter de exceção, para uso político da lei

Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) mostra um excesso de contratações por excepcional interesse público em 130 prefeituras da Paraíba. A média de contratados por municípios é de279. A Prefeitura de João Pessoa tem o maior número de contratações, chegando a 18.347 temporários.  

O relatório aponta 62.391 contratos temporários nos 223 municípios, conforme dados consolidados nas folhas de pessoal do mês de junho. Observam-se contratações em 222 dos 223 municípios, sendo a exceção o município de Aguiar, no Sertão do Estado que, até os primeiros seis meses deste ano, não apresentou nenhuma contratação da espécie. Em 222 municípios o índice médio de contratados em relação aos efetivos é de 45%. Já o índice máximo chega a 293%, o que na prática, para cada servidor efetivo, o gestor municipal contratou três servidores temporários.

De acordo com a equipe da auditoria do grupo de Planejamento e Controle da Diretoria de Auditoria e Fiscalização (Diafi), responsável pelo levantamento, todo processo de inspeção foi realizado com uso de ferramentas de Inteligência Artificial e Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da Paraíba baseada em informações do Tramita e que geraram automaticamente 223 relatórios, que podem ser acessados no link:  https://sagresonline.tce.pb.gov.br/#/municipal/inicio

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, ressaltou que, em alguns casos, a finalidade da contratação temporária de pessoal está sendo desvirtuada, deixando de ser instrumento excepcional para se tornar corriqueiro, como demonstrado pelas proporções elevadas que foram detectadas. “Em 117 municípios da Paraíba existem 310 contratados temporariamente com remuneração superior ao teto de remuneração fixada para o prefeito, conforme o disciplinado na Constituição Federal”, exemplificou.

Para o conselheiro, a situação apresentada é “nitidamente incompatível com a regra geral de preenchimento de cargos públicos, que é o provimento efetivo por meio de concurso público, garantindo desta forma os princípios constitucionais esculpidos no artigo 37 da Constituição Federal, em especial os da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência”.

No levantamento da auditoria, também foi possível aferir o tempo médio de permanência dos contratados temporariamente, “sendo verificada a ocorrência de muitas situações que transpassam limites temporais razoáveis”. Em 187 prefeituras foi constatada a existência de 15.698 servidores contratados temporariamente com vínculo superior a 48 meses, de forma continua ou intercalada. Além disso, o relatório aponta 41 prefeituras com contratos com mais de 10 anos desde data da admissão, num total de 3.380 temporários.  

O presidente do TCE-PB adiantou que ações imediatas serão tomadas para corrigir as inconsistências e irregularidades nos processos em relação à contratação de temporários sem o atendimento das balizas traçadas a partir da Constituição. Ele assegurou que os relatórios eletrônicos estão sendo anexados aos autos dos respectivos processos de acompanhamento e serão objeto de alertas aos prefeitos municipais.

Outra medida do TCE será a de encaminhar o relatório aos órgãos de controle, como o Ministério Público do Estado e a Justiça Eleitoral para acompanhamento dos processos e apuração dos fatos. O conselheiro Fernando Catão lembrou que a troca de informações entre as instituições fiscalizadoras “é fruto de parcerias que o TCE mantém com diferentes órgãos públicos e tem como finalidade o fortalecimento do controle externo na defesa do patrimônio público”.

A constatação do conselheiro Fernando Catão é de que a maior despesa dos municípios é com servidor público. “Não é admissível que municípios tenham zero de obras e tenham como prioridade investimentos em contratações temporários”, lamentou.  

O conselheiro Fernando Catão explica que os contratos temporários devem ter datas de início e final já estabelecidas no momento da admissão, podendo ser prorrogados a depender da manutenção do estado de excepcionalidade. Esses contratos – frisa o presidente do TCE-PB – “não podem exceder a 12 meses de duração, podendo ser renováveis por igual período, sendo necessário, em todo caso, que norma específica regulamente a temática e balize os limites (mínimos e máximos) de tal situação.

Ascom/TCE-PB - Fábia Carolino

terça-feira, 21 de setembro de 2021

MULUNGU: Vereador Leo Moura solicita entrega de medicamentos na residência das pessoas idosas e/ou com deficiência ou mobilidade reduzida


 Por meio de um Projeto de Lei o vereador Muluguense Leo Moura está solicitando à Prefeitura de Mulungu que realize a entrega domiciliar gratuita de medicamentos de uso continuo às pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos, no âmbito do município, com o objetivo de encaminhar diretamente à residência das pessoas idosas e/ou com deficiência ou mobilidade reduzida, usuárias da Rede Municipal de Saúde, os remédios de uso contínuo que lhes foram prescritos em tratamento regular.

De acordo com o Projeto de Lei O objetivo é melhorar e garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar a assistência farmacêutica das pessoas que fazem uso de remédios contínuos, as quais, em sua maioria, têm mobilidade nula ou reduzida, como acamados, idosos, cadeirantes, entre outros que, em decorrência de seu estado de saúde debilitado, quer pela própria doença, pela idade ou pela situação financeira, enfrentam problemas e encontram dificuldades na adesão e na continuidade de seu tratamento médico.

O projeto ainda visa evitar que os principais grupos de risco se exponham ao vírus COVID-19.

A matéria deve ser votada na próxima Sessão.

O vereador Leo ainda solicitou, por meio do Requerimento Nº 193/2021 que a Prefeitura construa uma creche na Comunidade de Leal-Lândia, atendendo também moradores da grande Utinga, e por meio do Requerimento Nº 194/2021 que a Prefeitura construção de uma unidade de saúde PSF âncora na Comunidade Viana para atender também as famílias de Tomé e Taumatá, Já que o posto existente em Tomé foi desativado.


Política em Rede

Academia Rotina Fit é inaugurada em Alagoinha


Foi inaugurada nesta segunda-feira(20), em Alagoinha,  a Academia Rotina Fit. O novo espaço funcional que está localizado no Loteamento Morada Nova 4, tem como orientador o Professor de Educação Física – Higor Duarte.



segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Servidor público que não tomar vacina poderá ter salário cortado na Paraíba


 A Comissão de Constituição e Justiça aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (20), um projeto de lei que institui o passaporte da vacina na Paraíba.

De autoria dos deputados Adriano Galdino e Ricardo Barbosa, o PLO 3.173/21 estabelece sanções para as pessoas que se recusarem a tomar a vacina contra o novo coronavírus.

Em seu artigo 4º, o Projeto de Lei observa que os indivíduos que se recusarem à imunização poderão ter alguns direitos restritos, sendo proibidos de frequentar bares, restaurantes, casas de shows, boates e congêneres. Também não poderão se inscrever em concurso ou prova para função pública, ser investido ou empossado em cargos na Administração Pública estadual direta e indireta.

Ainda de acordo com o PLO, os que já são servidores públicos serão proibidos de receber vencimentos e remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico, fundacional, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas e subvencionadas pelo governo estadual ou que exerçam serviço público delegado.

Os que se recusarem a se vacinar não terão direito a obter empréstimos de instituições oficiais ou participar dos programas sociais do Governo do Estado da Paraíba e nem renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial do Estado da Paraíba.

Caberá ao Poder Executivo determinar a abrangência, a temporalidade inicial e final das restrições, com a devida fundamentação de necessidade, baseada em evidências científicas e análise em informações estratégicas em saúde.

Os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos órgãos autônomos poderão regulamentar o disposto nesta Lei no âmbito de suas dependências.

Ao fundamentar a política de vacinação, o PLO nº 1.173 observa que a aplicação da vacina em massa é medida adotada pelas autoridades de saúde pública, como caráter preventivo, para reduzir a morbimortalidade de doenças infecciosas transmissíveis e proporcionar a imunidade coletiva.

Mesmo estabelecendo sanções a quem se recusar de tomar a vacina contra a Covid-19, o artigo 6° do Projeto de Lei, proíbe a vacinação forçada ou qualquer medida invasiva sem o consentimento dos indivíduos, preservando o direito à intangibilidade, inviolabilidade e integridade do corpo humano.

MaisPB

Jairo Santos é anunciado como técnico da Queimadense para a 2ª divisão do Paraibano

 

Treinos do Carcará começaram nesta segunda-feira na cidade de Alagoinha, onde o clube mandará seus jogos da segundona.

A Queimadense anunciou o técnico Jairo Santos para comandar o time na disputa da 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2021. O comandante se apresentou ao clube no último fim de semana, dando início aos treinos com o elenco nesta segunda-feira.

Jairo Santos conhece bem o futebol paraibano, pois já comandou clubes como Desportiva Guarabira, Auto Esporte e Serrano-PB. O técnico também tem passagens pelo futebol pernambucano, no Serrano-PE, Petrolina e Vera Cruz.


O técnico chegou no último domingo em Alagoinha, cidade em que a Queimadense mandará seus jogos da 2ª divisão. Os treinos foram iniciados nesta segunda-feira, em preparação para a competição que tem início previsto para o dia 30 de outubro.

Na última segundona, realizada em 2019, a Queimadense bateu na trave, caindo na semifinal, terminando a competição na quarta colocação. O presidente do clube, Humberto Lopes, falou da expectativa para competição deste ano, onde o Carcará tentará o retorno para a divisão de elite do Estadual.

— Esse ano a expectativa é muito grande. O trabalho que estamos fazendo é para conseguirmos o acesso, para colocar a Queimadense na elite do futebol Paraibano. Estamos contratando alguns reforços de nome, para dar um engajamento maior ao elenco e, quem sabe, conseguirmos o acesso com o título – disse o dirigente.

A queimadense está no Grupo B da 2ª divisão do Paraibano, ao lado de Picuiense, Esporte de Patos, Sabugy, Serrano-PB e Sport Lagoa Seca.

Jornal da Paraíba

Secretaria de Ação Social de Cuitegi inicia matrículas para oficinas de violão e ballet


 A Secretaria de Ação Social do município de Cuitegi iniciou as matrículas para as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Estão sendo ofertados cursos de violão e ballet.

As matrículas ocorrem de 15 a 22 de setembro no prédio do CRAS, nos turnos da manhã e da tarde. As oficinas de violão são oferecidas para adolescentes de 12 a 15 anos.

Já o ballet é para as crianças de 3 a 7 anos, de 8 a 11 e adolescentes de 12 a 15 anos.

A Secretaria de Ação Social informa ainda que as oficinas são destinadas para crianças e adolescentes inscritas no programa Bolsa Família.

No ato da matrícula, o pai ou responsável familiar deve levar CPF, RG, comprovante de residência e o cartão do NIS.


Assessoria

domingo, 19 de setembro de 2021

Faleceu Antonio Jacinto

Faleceu na noite deste domingo(19), Antonio Jacinto, aos 80 anos de idade,  filho do ex-prefeito de Alagoinha  - José Jacinto.

Antonio faleceu em sua residência na rua  Irene Martins.

O comunicador , 'AJ Nascimento', como era conhecido, fez parte da equipe de locutores da rádio Alagoinha FM, onde apresentou os programas: A hora da Saudade e Revivendo.


Paraibana Heloísa do Pandeiro é escolhida pelo público e disputa final do The Voice Kids


 A paraibana, Heloísa do Pandeiro, participou da semifinal neste domingo (19), do The Voice Kids. Heloísa cantou a música "Aquarela Nordestina", de Luiz Gonzaga.

A paraibana, natural de Areia, foi escolhida pelo público e disputa a grande final do programa no próximo domingo (26), pelo Time de Carlinhos Brown .

A outra paraibana Laís Menezes, cantou Forró do Xenhenhém, mas não continua na disputa.

sábado, 18 de setembro de 2021

Luto: Morre aos 83 anos, Marisa Alverga, ex secretária de cultura de Guarabira


 Lamentamos pelo falecimento da poetisa, escritora e presidente da Academia Guarabirense de Letras, Marisa Alverga. A informação chegou à nossa redação através de um amigo da família.

Ela havia se submetido a uma cirurgia no aparelho digestivo mas não resistiu e faleceu.

Marisa foi secretária de cultura do município de Guarabira e em sua época deu uma imensa contribuição para a área cultural em nossa cidade.


TV Midia

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Secretaria de Saúde de Alagoa Grande confirma primeiros casos da variante Delta


 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alagoa Grande, Brejo Paraibano, confirmou nesta quinta-feira (16) a existência de dois [02] casos da variante Delta do coronavírus. O órgão alertou a população sobre o risco de infecção, considerando que a doença é mais contagiosa que a cepa (COVID-19) original.

A SMS reforçou as medidas sanitárias de Alagoa Grande, orientou a população para manter o uso da máscara, álcool em gel ou 70%, além do distanciamento social. O município já aplicou 28.236 doses da vacina contra a doença desde o início da imunização.

Existe um decreto municipal em vigor que determina o toque de recolher em todo território de Alagoa Grande. As medidas irão prevalecer até o próximo dia 19 de setembro, havendo a possibilidade de serem prorrogadas. É proibido ter acesso aos espaços público sem a máscara, em caso de descumprimento, será aplicada uma multa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais).

Clique aqui e confira o decreto assinado pelo prefeito Antônio Sobrinho (PP) com as novas medidas de segurança sanitária de Alagoa Grande.

Blog do Galdino 

ALERTA: Vulcão na costa da África capaz de gerar tsunami e atingir a orla da Paraíba entra em alerta de erupção


 Autoridades espanholas elevaram o alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, nesta quinta-feira (16), do nível verde para o nível amarelo. Localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, o vulcão poderia provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com o MetSul Metereologia, com confirmação da UOL, o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) elevou o nível de alerta de verde para amarelo, o que implica uma ação preventiva diante de um risco moderado de atividade vulcânica em Cumbre Vieja, em Las Palmas.

O nível amarelo é o segundo dos quatro existentes e quando acionado a população é orientada para que fique atenta a uma mudança na situação, além de se intensificar a vigilância e monitoramento da atividade vulcânica e sísmica.

No nível laranja, no terceiro nível, é decretado o alerta máximo para fenômenos que precedem uma erupção iminente para, no vermelho, notificar-se uma emergência de que há uma erupção em andamento.

Cariri Ligado


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Vereador propõe construção de um canil municipal



Na última sessão da Câmara de Vereadores de Alagoinha, realizada dia 10, o parlamentar Marcondes de Durval (PSDB),  fez uma indicação (064/2021) para que o Executivo construa um canil municipal.

 Marcondes foi procurado por algumas pessoas que solicitaram  uma proposta para a criação de um local para abrigar animais em situação de abandono ou de maus tratos, afim de monitorar a população de cães e controlar a proliferação de doenças, além de cadastrar a população canina para doação dos animais recolhidos às pessoas interessadas, e com isso o município poderá realizar campanhas para incentivar a adoção desses animais, devido ao grande número de cães em situação de abandono deve ser avaliado como uma questão de saúde pública, por isso o parlamentar acredita  ser de grande importância a disponibilização de um local para abrigar os cães encontrados nas situações mencionadas.  


Pedro Régis avança na vacinação para público acima dos 12 anos e imuniza 438 pessoas em 12 horas de plantão

 

Pedro Régis, cidade do litoral norte paraibano, tem se destacado na região com uma das melhores coberturas vacinais, menor faixa etária de público apto para vacinação e casos zerados de Covid-19 há quase 20 dias.

Nessa segunda-feira, 13, a Secretaria de Saúde (SMS) avançou e vacina o público acima dos 12 anos de idade, sem comorbidade. Na abertura da nova etapa 438 pessoas se vacinaram em 12 horas de plantão. Foram 277 vacinados com a primeira dose e 161 com a segunda dose.

De acordo com a SMS, a vacinação segue a partir de agora na UBS Severina Fernandes, de segunda a sexta-feira, das 09h às 14h. A Secretaria ainda ressalta a importancia das pessoas vacinadas com a Coronavac há 28 dias, Pfizer ou AstraZeneca há 90 dias, procurarem a UBS para receberem a segunda dose, encerrando o ciclo de imunização. No momento as pessoas devem apresentar os documentos de identidade (RG), CPF e cartão do SUS.

Conforme o último boletim divulgado, os casos notificados da doença permanecem zerados, mas não há motivos pra descuidos, como enfatiza a secretária Creuza Oliveira: “A pandemia não acabou e mesmo não tendo casos confirmados precisamos continuar nos cuidando, usando máscara, higienizando sempre as mãos e mantendo o distanciamento social”, declara.

Manchete PB com informações Ascom Pedro Régis

Luciano de Biu de Teu solicita Poço Artesiano para Jenipapo

O Vereador Luciano de Biu de Teu,  solicitou através de documento apresentado na última sessão do dia 10 de setembro, na Câmara Municipal de Alagoinha,  uma solicitação ao poder executivo para que seja construído um poço artesiano na comunidade do Sítio Jenipapo.

De acordo com Luciano, dada a escassez e a insuficiência de recursos hídricos que sanem efetivamente as necessidades da população do Sítio Jenipapo, vê-se a necessidade de perfurar um poço artesiano nessa localidade. Diante disso, sugere-se como local para execução da proposta as terras de “Seu Jailson”, por trás do campo de futebol.  Justificou o parlamentar.