domingo, 31 de outubro de 2021

Paraíba registra mais 204 casos e sete novas mortes por Covid-19

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (30), 204 casos de covid-19. Entre os confirmados hoje, 16 (7,84%) são moderados ou graves e 188 (92,16%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 445.866 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.197.163 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 07 novos óbitos desde a última atualização, dos quais três ocorreram nas últimas 24h. Os óbitos registrados neste boletim aconteceram entre os dias 12 e 29 de outubro, sendo um em hospital privado e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 9.418 mortes. O boletim registra ainda um total de 338.512 pacientes recuperados da doença.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 30/10/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até este sábado, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre os residentes dos municípios de Cachoeira dos Índios (1); Campina Grande (1); Conde (1); Cuité (1); Esperança (1) e João Pessoa (2). As vítimas são 03 homens e 04 mulheres, com idades entre 54 e 97 anos. Diabetes, hipertensão e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 23%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 28%. Em Campina Grande, estão ocupados 14% dos leitos de UTI adulto e no sertão 37% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 09 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 123 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI, a aplicação de 4.978.042 doses. Até o momento, 2.942.801 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.903.268 pessoas completaram os esquemas vacinais, onde 1.839.564 tomaram as duas doses e 63.704 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 6.385 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 125.588 doses de reforço na população com idade a partir de 60 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 5.801.312 doses de vacina aos municípios.

MaisPB

sábado, 30 de outubro de 2021

Piloto marca dois gols, Alagoinha goleia Seleção de Pilõezinhos e avança na Copa Paraíba de Master


A Seleção de Alagoinha está embalada. Neste sábado(30), o time de Alagoinha jogando em casa no Estádio Moura Filho goleou  a Seleção de Pilõezinhos  por 4 a 0.

Os  gols da equipe de Alagoinha foram marcados por  Piloto (2x), Sérgio Pé de Macaco e Júnior. A partida foi o jogo de volta valendo pela sexta rodada da Copa Paraíba de Master.

Seleção de Alagoinha

Seleção de Pilõezinhos




Projeto regulamenta aposentadoria especial de profissionais da enfermagem Fonte: Agência Senado


 Foi protocolado, recentemente, no Senado projeto de lei complementar (PLP 174/2021) que regulamenta a aposentadoria especial para profissionais da enfermagem. A proposta aguarda designação de relator.

De acordo com a Lei 7.498, de 1986, exercem atividades de enfermagem no Brasil enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O autor do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), registra que a Constituição permite aposentadoria especial para todos os profissionais “cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde”. Esse dispositivo foi incluído na Constituição pela última reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103, de 2019). Paim defende que todos esses profissionais da enfermagem trabalham com efetiva exposição em virtude da natureza de sua ocupação.

“A presente proposição tem por objetivo enquadrar os segurados que exercem a atividade de enfermagem, prevista na Lei 7.498, de 1986, no disposto no art. 201, § 1º, II, da Carta Magna, que concede aposentadoria especial a trabalhadores que exercem atividade em contato com agentes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde. Trata-se de projeto que apenas positiva o quadro atualmente delineado para a matéria - de que enfermeiros, por laborarem diretamente em contato com agentes infectocontagiosos, devem se aposentar precocemente, com vinte e cinco anos de contribuição, para os cofres do Regime Geral de Previdência Social”, registra Paim na justificação do projeto.

De acordo com o projeto, quem tiver se filiado ao Regime Geral de Previdência Social até a reforma da Previdência poderá ter aposentadoria especial quando a soma da idade com o tempo de contribuição atingir 86 e o tempo de efetiva exposição a agente prejudicial somar 25 anos. Para quem se filiou após a reforma da Previdência (novembro de 2019), a aposentadoria especial ocorrerá com 60 anos de idade e 25 anos de efetiva exposição.

O projeto também determina que a exposição do segurado aos agentes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde “deve ocorrer de forma habitual e permanente”.

O valor do benefício de aposentadoria será de 60% da média aritmética simples dos salários de contribuição e das remunerações adotados como base para contribuições a regime próprio de Previdência Social e ao Regime Geral de Previdência Social. Para atividades militares, a aposentadoria poderá chegar a 100%.

A comprovação da atividade de enfermagem com exposição a agentes prejudiciais será feita por formulário eletrônico encaminhado à Previdência Social pela empresa, emitido com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho, expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho. O contribuinte individual também terá de providenciar laudo e mantê-lo atualizado.

Agência Senado


Agora é lei: Saúde da Família, do SUS, deve ter fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais


 O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos, nesta quinta-feira (28), a Lei 14.231, que inclui os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 72/2012, da então deputada federal Gorete Pereira. Ele foi aprovado no dia 21 de setembro na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em caráter terminativo (ou seja, sem necessidade de votação em Plenário), com parecer favorável do relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Para Contarato, o acesso da população aos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional “é muito desigual nas diferentes regiões do país” e está restrito aos grandes centros urbanos. Segundo o relator, a presença desses profissionais nas equipes de saúde da família do SUS promoverá esse tipo de assistência para pessoas que necessitam.

Pelo texto da lei, "caberá ao gestor do SUS de cada esfera de governo definir a forma de inserção e de participação dos profissionais (...) na estratégia de saúde da família, de acordo com as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade".

Fonte: Agência Senado

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Câmara Municipal de Alagoinha. Sessão Ordinária 29/10/2021

Black Friday Ótica Tenore – Toda a Loja com até 50% de desconto, aproveite


Chegou a oportunidade do ano para os consumidores de Alagoinha e região que querem renovar o visual com óculos de grandes marcas e modelos variados. 

O Black Friday da Ótica Tenore está com descontos especiais em todas as linhas de armações e óculos.

 De 29 / 10 a 30 / 11, é possível adquirir peças das melhores marcas nacionais e internacionais com descontos de  20%, 30%, 40% e até 50%.

Na Ótica Tenore você encontra armações a partir de R$ 49,99.

Aproveite a Promoção, faça uma visita, a Tenore está situada à rua Tenente Moura, 17 – Centro. Alagoinha – PB.

Contato (83) 98726-0615 @oticatenore.


quinta-feira, 28 de outubro de 2021

‘Prefiro sair da política do que mudar de lado’, diz Camilla Toscano sobre aliança entre Romero e João

 

“Eu posso falar abertamente, não há a menor possibilidade de apoiar esse governo”. A declaração é da deputada estadual Camila Toscano (PSDB) durante entrevista ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta quinta-feira (28), ao comentar sobre uma possível aliança entre o pré-candidato ao Governo do Estado pela oposição Romero Rodrigues (PSD) e o governador João Azevêdo (Cidadania).

Para justificar a sua declaração, a deputada citou a trajetória política do seu pai, Zenóbio Toscano de Oliveira. Segundo ela, sair do caminho da oposição e ir de encontro a João seria uma ‘mancha no legado’ deixado por ele, ao apontar que deixaria a política, mas não faria o possível caminho de Romero Rodrigues.

“Meu pai passou 40 anos na política e não há uma mancha em sua imagem. Eu não faria isso com o legado dele, não faria isso jamais. Eu não mudaria de lado, não tenho condição de falar de você e amanhã mudar de opinião como quem troca de roupa”, disse.

“Respeito quem faz política dessa forma, quem acha que sua opinião pode mudar, sua coerência. Eu tenho a minha como fundamental para política e não vou perder ela para a política, para permanecer. Eu prefiro sair da política se tiver que fazer isso”, afirmou a deputada ao jornalista Luís Tôrres. 

Paraíba.com.br

Familiares do prefeito de Belém do Brejo do Cruz morrem em grave acidente

 Familiares do prefeito de Belém de Brejo do Cruz, Evandro Maia, morreram em um grave acidente no fim da manhã desta quinta-feira (28) numa rodovia estadual próximo a Brejo do Cruz. Abalado, o gestor está internado no hospital da cidade após sofrer picos de pressão, conforme informou o secretário municipal de Administração, Gilberlaneo de Melo Oliveira.

A mãe do gestor, Francisca Pimenta, dois sobrinhos, Josiel e José (estudante de medicina), além de uma mulher e uma bebê não resistiram ao capotamento e morreram ainda no local. A irmã do prefeito, Edna Maia Pimenta, foi socorrida para o Hospital Regional de Catolé do Rocha.

Procurada pelo Portal MaisPB, a unidade não soube precisar o estado de saúde da paciente. O hospital disse que a vítima segue em atendimento de urgência.

O velório será realizado na Igreja Assembleia de Deus atendendo pedido anterior da mãe chefe do Poder Executivo Municipal. O enterro ocorrerá no cemitério da cidade.

O acidente ocorreu quando a família voltava de Brejo do Cruz. De acordo com o secretário, a cidade está bastante comovida com as perdas no acidente.

“No momento a cidade é um clamor total. Recebeu a notícia com grande tristeza, grande comoção. Foram percas grandes e de forma rápida. Família de uma história no nosso município. Uma família evangélica que perde cinco membros de uma família só”, afirmou.

A Polícia Civil foi acionada e deve fazer a perícia para saber o que teria causado o acidente.

MaisPB

Roberto Paulino é favorável a possível união de João Azevêdo com Romero Rodrigues: “Aprovo, acho interessante”


 O ex-governador da Paraíba e atual secretário-chefe de Governo, Roberto Paulino (MDB), vê com bons olhos uma possível união entre o atual governador João Azevêdo (Cidadania) e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

Em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (28), Paulino foi direto e disse aprovar uma possível união de ambos. Ele afirmou que João Azevêdo buscou esse apoio e o encontrou.

“Eu aprovo, acho interessante. Na política tem que somar, buscar apoios. Todos eles buscam, mas as vezes não encontram. João buscou e encontrou. Isso que é importante”, disse Paulino.

Desde a última terça-feira (26), quando em reunião com integrantes do PSDB, Romero anunciou a desistência de sua pré-candidatura ao governo estadual no próximo ano, crescem os rumores de que ele estará se unindo com Azevêdo para o pleito do próximo ano.

Polêmica Paraíba

Prefeitura leva várias ações para as mulheres do Sítio Malhada, em Cuitegi


 A comunidade da Malhada, na zona rural de Cuitegi, recebeu, nesta quarta-feira (27), várias ações promovidas pela administração municipal. Os serviços foram realizados pelas secretarias de Políticas Públicas da Mulher, de Saúde e de Ação Social do município.

Durante o evento, denominado de “Dia de Embelezamento”, as mulheres do Sítio Malhada foram contempladas com ações como manicure, pedicure, corte de cabelo, sobrancelha, dentre outros serviços. Os profissionais foram da própria comunidade.

O “Dia de Embelezamento” no Sítio Malhada teve ainda palestras educativas ministradas pelo médio Igor Monteiro e a enfermeira Daiane Lopes. Os temas abordados foram Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata).

O evento foi prestigiado pelas secretárias da Mulher (Lidiane Costa), Ação Social (Delma Amorim) e Saúde (Rosane Oliveira).

Da Assessoria com Fato a Fato

Prefeitura de Alagoa Grande inicia pagamento do mês de outubro dos servidores nesta quinta (28)


 A Prefeitura de Alagoa Grande, por meio da Secretaria da Administração, informou que o pagamento dos servidores referente ao mês de outubro será realizado nesta quinta (28) e sexta-feira (29).

O pagamento do funcionalismo municipal dentro do mês trabalhado é um compromisso que vem sendo cumprido rigorosamente pelo Prefeito Sobrinho mesmo diante do momento financeiro difícil no qual se encontra o País.    Rildo Alves.


Promotoria de Justiça de Bananeiras monitora política de assistência social em 7 municípios

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da 1ª promotora de Justiça de Bananeiras, Ana Maria Pordeus Gadelha, está monitorando as políticas, ações e prestação de serviços de assistência social nos municípios de Bananeiras, Belém, Borborema, Caiçara, Dona Inês, Logradouro e Serraria. O objetivo é aprimorar o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nesses sete municípios, beneficiando famílias com crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, mulheres e pessoas LGBTs que necessitam da prestação de serviços socioassistenciais para romper com a situação de vulnerabilidade e violência que sofrem.

Para isso, várias medidas vêm sendo implementadas pela promotora de Justiça, como a instauração de procedimentos, realização de audiência com as secretárias de Assistência Social de todos os municípios e, mais recentemente, a realização, na última sexta-feira (22/10), de um seminário que promoveu o diálogo regional entre as secretarias, órgãos e profissionais que atuam na rede de proteção de direitos (a exemplo dos conselhos tutelares, de direitos das Crianças e Adolescentes, conselhos do idoso e de mulheres, Cras, Creas etc) dos sete municípios sobre a importância de se trabalhar a intersetorialidade do SUAS e o sistema de Justiça.

O evento foi realizado no Centro Cultural de Bananeiras. Na ocasião, foram discutidos os desafios da implementação da Política de Assistência Social - considerando sobretudo os impactos do corte de recursos -, as condições de trabalho das equipes de referência e as orientações do Ministério Público sobre a importância do estabelecimento de fluxos e protocolos para gestão integrada da rede de proteção social, buscando a garantia da proteção integral dos usuários do SUAS.

Segundo Ana Maria Pordeus, o próximo seminário deverá ser realizado na primeira quinzena de dezembro, com o objetivo de avaliar os avanços alcançados pelos municípios com os conhecimentos e trocas de experiências socializados no evento. “Nosso objetivo é fazer com que os municípios tenham um SUAS eficiente, capaz de atender às demandas, mesmo com todas as dificuldades financeiras, sabendo aplicar bem os recursos”, disse.

Falhas e boas práticas

A promotora de Justiça explicou que o seminário realizado na semana passada integra os procedimentos (notícias de fato) que foram instaurados na Promotoria, a partir da detecção de falhas e de boas práticas nas políticas e ações de assistência social destinadas a crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, mulheres e LGBTs nos municípios. “Percebemos que há municípios que apresentam falta de conhecimento sobre órgãos e suas atribuições e falhas em relação às oitivas de vítimas de violência e aos encaminhamentos dessas vítimas aos serviços que integram a rede de proteção, por exemplo. Por outro lado, também detectamos municípios com boas práticas e serviços que podem ser considerados de excelência. Por isso, vimos a necessidade de promovermos o diálogo entre os gestores e os atores do SUAS para a superação de dificuldades e para que essas boas práticas sejam replicadas”, disse.

MPPB

Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro e lidera em todos os cenários em que é citado


 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência no segundo turno em 11 dos 12 cenários apontados na quarta edição da pesquisa da Modalmais/Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira (27). O petista mantém vantagem ampla sobre o presidente Jair Bolsonaro e só não venceria as eleições no cenário em que ele não é citado como candidato. Já Bolsonaro só consegue se eleger se Lula não concorrer.

O resultado da pesquisa mostra que, apesar do leve recuo na preferência dos entrevistados, em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro em 49,2% dos votos contra 37,4%. Brancos e nulos tiveram 12,4% das respostas. No mês anterior, a vantagem do petista era maior, de 49,7%, enquanto o atual presidente tinha 35,3%.

 De acordo com o levantamento divulgado pela Modalmais, a polarização entre Lula e Bolsonaro persiste e, em nenhum dos cenários avaliados, há um nome da terceira via com capacidade de vencer Lula ou Bolsonaro, na atual conjuntura.

O mais beneficiado em uma eventual saída de Bolsonaro do páreo é o ex-juiz e ex-ministro da Justiça do atual presidente Sergio Moro, que deverá filiar-se ao Podemos. Nesse cenário, Lula teria 39,9% dos votos e Moro, em segundo lugar, teria 15,3%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 11,2%. Na sequência, governador de São Paulo João Dória (PSDB), com 4,1% da preferência, e o senador mineiro Rodrigo Pacheco, que acaba de se filiar ao PSD, com 1,4%. Contudo, vale destacar que brancos nulos têm a segunda maior votação: 25%.

Já em um eventual cenário sem Lula, o maior beneficiado seria Ciro Gomes, que conseguiria 20,2%, menos do que Bolsonaro, com 32% da preferência. Em terceiro lugar, Sergio Moro, teria 13,5%, seguido por Datena, com 10,1% e Eduardo Leite, com 3,8%.

A enquete mostra que a Bolsonaro lidera o ranking de rejeição, com 49,3% seguido por Lula, com 39,8%; e por João Dória, com 20,4%. As menores rejeições são de Eduardo Leite (PSDB-RS), de 11,9%, e de Rodrigo Pacheco, de 11,2%.

Conforme os dados dos pesquisadores, foram entrevistados, por telefone, 2 mil eleitores entre os dias 19 e 22 de outubro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Wscom

Proprietário de moto com atraso de IPVA de cinco anos tem até esta sexta-feira para garantir desconto ou parcelamento


 Os proprietários de motos de até 162 cilindradas, que estão com emplacamento atrasado nos últimos cinco anos e receberam o benefício para se regularizarem perante o Estado da Paraíba, precisam ficar atentos à data. O prazo para pagar o Imposto de Propriedade Veicular de Automotores (IPVA) e taxas do Detran-PB do Exercício de 2021, com desconto de 10% na opção da cota única ou do parcelamento em três vezes, termina nesta sexta-feira (29).

 Para ter direito ao benefício do perdão das dívidas dos últimos cinco anos (2016-2020) tanto do IPVA quanto das taxas do Detran-PB, o proprietário de moto de até 162 cilindradas precisa efetuar o pagamento do emplacamento de 2021. Na Paraíba, cerca de 40 mil proprietários de moto já aderiram ao benefício.  

 ÚNICA OPÇÃO APÓS OUTUBRO – Caso o proprietário não opte pelo pagamento em cota única à vista ou parcelado até esta sexta-feira, a única opção será o pagamento integral do IPVA e das taxas de 2021 até o dia 30 de dezembro, mas, neste caso, sem direito ao desconto de 10% ou ao parcelamento.   

 COMO FAZER A ADESÃO – A Sefaz-PB disponibilizou em seu portal www.sefaz.pb.gov.br, na página principal, no menu Serviços Mais Acessados o banner “Motos até 162 cc” o link para realizar a adesão ao benefício, que é a impressão e o pagamento do IPVA de 2021 da moto até 162 cc. O proprietário pode acessar a impressão para adesão também no link direto https://abre.ai/djbB.

 SOMENTE VIA DESKTOP OU NOTEBOOK – É importante frisar que o proprietário somente poderá acessar o link do benefício no portal da Sefaz-PB por meio de computadores do tipo desktop (convencional) ou notebook. Para facilitar a emissão do boleto na opção à vista ou parcelada, o proprietário da moto precisa ter como informações prévias para adesão: o número do CPF do proprietário da moto; número da placa e também o número do Renavam.

 Já para ter direito ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido pelo Detran-PB, o proprietário precisa comprovar o pagamento do licenciamento de 2021 do veículo completo (IPVA e Taxas), regularizando, assim, a situação do proprietário perante o Estado com a sua moto.


quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Empreender lança projeto Incubadora Social em Alagoa Grande



 O Governo do Estado, por meio do Programa Empreender PB, realizou, nesta quarta-feira (27), em Alagoa Grande, assinaturas de 18 contratos pelo projeto Incubadora Social, representando um investimento de aproximadamente R$ 97 mil. O Projeto Incubadora Social tem o objetivo de estimular a capacidade empreendedora das pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região na qual estão inseridas, através do crédito produtivo e orientado.

O Incubadora Social conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) e Sebrae Paraíba. Estiveram presentes na solenidade o secretário executivo de Empreendedorismo, Fabrício Feitosa; a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a deputada estadual Pollyanna Dutra, a gerente regional do Sebrae de Guarabira, Jaci Viana, entre outras autoridades.

A finalidade do Projeto é identificar os arranjos produtivos locais do Estado da Paraíba, desenvolver espaços comuns para acolher negócios de diversas áreas, oferecer capacitação e viabilizar o acesso ao crédito produtivo e orientado através do Empreender PB.

De acordo com o secretário executivo de Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, as pessoas atendidas nesse projeto contam com suporte técnico para que o recebimento do crédito seja de forma qualificada e consciente. “Hoje nós estamos realizando o Projeto Piloto da Incubadora Social. O objetivo é beneficiar essas comunidades, a exemplo da Comunidade Caiana dos Crioulos. O crédito é a finalidade do Programa Empreender PB, mas nós também buscamos, junto com as parcerias, capacitar essas pessoas para que elas sejam orientadas. A nossa ideia é que o Programa possa buscar parcerias para estar presente em outros arranjos produtivos do nosso Estado com a Incubadora Social, para assim contribuir com o desenvolvimento sustentável da região inserida e influenciar a transformação na vida das pessoas”, explicou.

Romero Rodrigues retira pré-candidatura ao Governo da Paraíba; PSDB segue na oposição

 O ex-prefeito de Campina Grande e presidente do PSD na Paraíba, Romero Rodrigues, não será mais candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2022.

O anúncio da retirada da pré-candidatura foi feito na noite dessa terça-feira (26) durante uma reunião em Brasília de Romero com lideranças do PSDB, principal partido que dava apoio à postulação de Rodrigues.

Estiveram presentes no encontro o ex-senador Cássio Cunha Lima e os deputados Pedro Cunha Lima, Camila Toscano, Tovar Correia Lima e Ruy Carneiro.

Na reunião, Romero reiterou que não conversou com o governador João Azevêdo (Cidadania), mas deixou claro que essa é uma possibilidade.

Um novo encontro deve acontecer nesta quarta-feira (27) para tratar sobre o futuro do grupo no estado. O que a maioria dos tucanos acredita é que não há condições de compor o PSDB com o Palácio da Redenção. Por isso, seguirá na oposição, ao menos no entendimento do hoje.

Aliança com João Azevêdo 

A desistência de Romero Rodrigues de entrar na disputa pelo comando do Palácio da Redenção no pleito vindouro acontece no momento em que é cada vez mais forte e viável a tese de união do campinense com o governador João Azevêdo (Cidadania), pré-candidato à reeleição.

A possibilidade foi levantada inicialmente pelo deputado Manoel Ludgério (PSD), aliado de primeira hora de Romero, ainda no mês de janeiro, em entrevista à Hora H, programa apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra na Rede Mais Rádio.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Motorista perde controle de veículo e atinge muro de escola em Alagoinha

João Batista Pereira da Silva, ‘Lambu Pereia’  de aproximadamente 40 anos, ficou ferido na noite desta terça-feira(26),  após bater o carro em que dirigia em um muro de uma escola no conjunto Clócio Beltrão , em Alagoinha.

Segundo informações, o motorista trafegava pela rodovia – PB 063, onde  por volta das 21:00h, perdeu o controle da direção e atingiu o muro da Escola Municipal Carlos Martins Beltrão. 

No momento do acidente havia apenas o vigilante no estabelecimento escolar.

O motorista foi levado em uma motocicleta até a sua residência. Apesar do susto,  ele teve ferimentos leves e estava consciente e orientado.




Gervásio destina recursos para aquisição do primeiro aparelho de ultrassonografia de Alagoinha

 O deputado federal Gervásio Maia (PSB), destinou recursos na ordem de R$ 146 mil para aquisição de um aparelho de ultrassonografia para o município de Alagoinha. A indicação atende a um pedido da ex-prefeita Alcione Beltrão e dos vereadores Vitor Beltrão, Luciano de Biu de Téu e Davi Cassimiro.

O vereador Vitor Beltrão, destacou a importância do equipamento, que será o primeiro da cidade. “O equipamento é essencial para garantir um diagnóstico mais preciso à população, especialmente às gestantes, que atualmente são obrigadas a se deslocar para outras cidades para realizar o exame de ultrassom”, afirmou Vitor Beltrão.

Gervásio Maia reforçou a fala do vereador, destacando a importância da descentralização da saúde. “Além da implantação de centros de imagens, leitos de UTI’s, estamos destinando recursos também para a manutenção, custeio e infraestrutura das unidades hospitalares para que a população dos pequenos municípios não precisem se deslocar de suas cidades para a realização de um exame ou um atendimento de urgência”, explicou o parlamentar.

Assessoria

João e Romero em Brasília: aumenta a fervura da aliança


O ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) está em Brasília, desde ontem, onde se reúne com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Como informou o Conversa Política, de Laerte Cerqueira e Angélica Nunes, o governador João Azevêdo (Cidadania) também desembarcou na capital federal. Informação confirmada na fonte!

Como em política não existem coincidências, a presença dos dois nomes mais especulados dos últimos meses no mesmo destino eleva a temperatura do caldeirão político paraibano. Ferve, borbulha!!!

O cozinhamento da aliança Romero e João, que já cheira nos quatros cantos da Paraíba, está prestes a ganhar forma de prato principal a ser servido na mesa de 2022. Heron Cid.

SEM ENTRADA: Loteamento Rural com Parcelas de 200 reais em Alagoinha - PB


Chegou a oportunidade de investimento, comprando lotes sem entrada e com parcelas de R$ 200,000 ( duzentos reais), no Loteamento Rural no Sítio Barro de Fátima em Alagoinha.

Aproveite e escolha o local de sua preferência. Um ótimo investimento em 60 parcelas.

Contato (83)98707-7938.


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Gasolina e Diesel sobe de preço a partir desta terça-feira (26), anuncia Petrobras

 A Petrobras vai reajustar mais uma vez os preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (25) pela petroleira, os novos valores passam a vigorar a partir de terça (26).

Com o reajuste, o preço médio de venda da gasolina passará de R$ 2,98 para R$ 3,19 por litro, um reajuste médio de R$ 0,21 por litro (alta de 7,04%).

Já o litro do diesel A passará de R$ 3,06 para R$ 3,34 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,28 por litro (alta de 9,15%).

PBHoje

domingo, 24 de outubro de 2021

Mulher morre após perder controle da moto e colidir em poste, em Guarabira

Uma jovem de 23 anos morreu em um acidente de motocicleta, na manhã deste domingo (24), na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano. A colisão aconteceu por volta das 6h30.

De acordo com a Polícia Militar (PM), Maria Myllena de Oliveira estava conduzindo a motocicleta, quando perdeu o controle da direção e colidiu em um poste, na Avenida Cacildes Toscano de Brito.

Uma jovem de 23 anos morreu em um acidente de motocicleta, na manhã deste domingo (24), na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano. A colisão aconteceu por volta das 6h30.

De acordo com a Polícia Militar (PM), Maria Myllena de Oliveira estava conduzindo a motocicleta, quando perdeu o controle da direção e colidiu em um poste, na Avenida Cacildes Toscano de Brito.

T5

Paraíba contabiliza 177 casos de Covid-19 neste domingo


 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou neste domingo (24) o mais recente boletim epidemiológico com os números da pandemia do novo coronavírus na Paraíba. De acordo com a publicação 177 casos de covid-19foram confirmados nas últimas 24 horas, todos leves. O sistema do Sivep Gripe está com erro, o problema já foi relatado à área técnica do Ministério da Saúde. Portanto o boletim de hoje foi feito somente com a base do e-SUS, que informa somente os casos leves. Agora, a Paraíba totaliza 444.929 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.194.249 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 04 novos óbitos desde a última atualização, todos ocorridos nas últimas 24h, sendo um em hospital privado e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 9.395 mortes. O boletim registra ainda um total de 337.925 pacientes recuperados da doença.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica e SIM) extraídos às 10h do dia 24/10/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até este domingo, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre os municípios de Cajazeiras (1); Campina Grande (1) e João Pessoa (2). As vítimas são 03 homens e 01 mulher , com idades entre 55 e 83 anos. Diabetes foi a comorbidade mais comum.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 25%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 26%. Em Campina Grande, estão ocupados 20% dos leitos de UTI adulto e no sertão 39% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 11 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 137 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI, a aplicação de 4.682.311 doses. Até o momento, 2.939.980 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.684.230 completaram os esquemas vacinais, onde 1.616.649 tomaram as duas doses e 67.581 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 3.323 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 54.778 doses de reforço na população com idade a partir de 60 anos. O SI-PNI, que informa sobre as doses aplicadas, está fora do ar, portanto os dados de vacinação não foram atualizados neste boletim. A Paraíba já distribuiu um total de 5.562.946 doses de vacina aos municípios.

ALAGOA GRANDE: Perfuração de poço artesiano beneficia comunidade Riacho de Areia



Atendendo aos pedidos de diversos moradores da comunidade Riacho de Areia, de Alagoa Grande,  o prefeito Antonio Sobrinho realizou neste domingo (24),  a perfuração de um poço Artesiano naquela comunidade. A ação  teve a solicitação do ex-vereador Adauto de Marisa, juntamente com o vice-prefeito Neto Carneiro, Joselio -  Presidente da Associação de Riacho de Areia e do deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior.

sábado, 23 de outubro de 2021

Mega-Sena, concurso 2.422: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 33 milhões


 Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.422 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (23) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou. Para o próximo sorteio, na quarta-feira (27), o valor previsto é de R$ 33 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 02 - 07 - 10 - 20 - 30 - 46

A quina teve 110 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 26.323,93. A quadra teve 6.942 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 595,88.

Cidade paraibana já exige cartão de vacina em estabelecimentos

 

A cidade de Patos completa 118 anos neste domingo (24), enquanto o estado da Paraíba ainda busca regulamentar o passaporte da vacina, no município conhecido como "Morada do Sol", o cartão de vacinação é cobrado em todos estabelecimentos. Segundo a prefeitura, depois dessa medida, mais de duas mil pessoas decidiram tomar a vacina após a medida.

Para entrar em qualquer estabelecimento a pessoa tem que estar de máscara e com cartão de vacinação em dia, com pelo menos uma dose de um dos imunizantes contra a covid-19. Essa determinação está no decreto municipal e tem até fiscalização para verificar se as lojas e estabelecimentos comerciais estão cumprindo a regra.

Segundo o secretário houve boa aceitação e o estabelecimento que se recusar a aexigir o documentoo para a entrada de público está sujeito a multa.

T5

Lançamento de livro faz parte das comemorações de 130 anos do TJPB


 Dentro das comemorações dos 130 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba, a Corte vai promover o lançamento do livro ‘História da Comarca de Alagoa Grande’, de autoria do jornalista e escritor Hélio Nóbrega Zenaide (in memoriam). A solenidade, de forma virtual, será realizada na próxima segunda-feira (25), a partir das 16h.

O evento será transmitido aos participantes pela plataforma Zoom e também pelo canal do Tribunal de Justiça no YouTube, no seguinte link – https://youtu.be/NNjiCK6aRfY.

O livro tem 463 páginas e faz parte do projeto denominado ‘Comarcas Paraibanas’. A apresentação da obra é do Presidente do Poder Judiciário Estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e o prefácio do Presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

O projeto ‘Comarcas da Paraíba’ visa contar a história das comarcas do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º grau. A iniciativa oportuniza aos leitores conhecer, a partir de um trabalho de resgate de valores, grandes trabalhos executados no passado.

R7


Justiça anula aumento salarial de prefeito, vice, secretários e vereadores de Juarez Távora


 O juiz José Jackson Guimarães, da Vara Única da Comarca de Alagoa Grande, deferiu tutela de urgência antecipada requerida pelo Ministério Público Estadual, nos autos da Ação Civil Pública nº 0803668-24.2021.8.15.0031, para determinar ao Município de Juarez Távora e a Câmara Municipal local, no prazo de 10 dias, que não implantem ou suspendam os efeitos da Lei Municipal nº 372/2020, a qual aumentou os subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores.

 Na decisão proferida, o magistrado ressaltou que com a edição da Lei Complementar nº 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), altera a Lei Complementar nº 101/2000, impondo, dentre outras medidas, a proibição de despesas em âmbito nacional, tornando nulo de pleno direito o ato que provoque aumento da despesa com pessoal e não atenda às exigências dos artigos 16 e 17 desta Lei Complementar e o disposto no inciso XIII do caput do artigo 37 e no § 1º do artigo 169 da Constituição Federal; e ao limite legal de comprometimento aplicado às despesas com pessoal inativo; prevendo, ainda, a nulidade de ato que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no artigo 20. 

Wscom

Pedro anuncia reunião com Romero para definir posição em 2022


 O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Pedro Cunha Lima, anunciou que se reunirá com o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, para dialogar sobre a eleição de 2022.

Um encontro entre o presidente e Romero está agendando para a próxima semana, para discutir sua pré-candidatura. Segundo Pedro, a intenção é saber o que é especulação e o que mudou sobre uma possível aliança entre o ex-prefeito de Campina Grande e o governador João Azevêdo.

“Vamos conversar com ele novamente semana que vem para dar andamento a esse processo. Romero colocou o nome dele à disposição para disputar o Governo. O PSDB sentiu-se representado no nome dele pelo que ali apresenta e continuamos defendendo o nome dele”, disse Pedro.

O tucano foi taxativo ao excluir a possibilidade de aliança com o governador e garantir que o PSDB permanecerá na oposição no pleito do próximo ano. MaisPB

“Se não for Romero, temos outros nomes como o de Pedro”, diz Ruy Carneiro


 O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) disse que ainda acredita na possibilidade do ex-prefeito de Campina Grande e presidente do PSD na Paraíba, Romero Rodrigues, ser o candidato a governador pelas oposições nas eleições do próximo ano.

Ruy, no entanto, afirmou que o PSDB tem outros nomes para disputa, como o do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).

Em entrevista para o Portal MaisPB, Ruy  afirmou que deve participar de uma reunião com Romero, Pedro e outas lideranças do partido que, na visão do tucano, servirá para dirimir os “boatos que andam circulando”.

“Vou participar. É uma conversa exatamente pra dirimir dúvidas desses boatos que são reais, que estão acontecendo, de lado a lado. Eu acredito na possibilidade de Romero governador, é um grande quadro, fez um grande trabalho no compartimento da Borborema, mas nós temos que ouvi-lo e ouvir o seu coração, a sua vontade. Ninguém é candidato a nada se não tiver no seu íntimo. Então nós vamos esperar e temos outras opções, o próprio Pedro Cunha  Lima é uma opção. Nós podemos ter migração da situação pra oposição. Podemos ter outras opções. Lhe garanto duas coisas: estarei na oposição e a oposição terá candidato”, pontuou Ruy Carneiro.

MaisPB

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Doria defende transformação do Nordeste em potência econômica, critica ministro da Saúde e promete privatizar a Petrobrás se eleito


 O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), iniciou na tarde desta sexta-feira (22), em Guarabira, a agenda de compromissos de dois dias na Paraíba, dentro das prévias presidenciais do PSDB. Na oportunidade, ele concedeu entrevista coletiva à imprensa na Câmara Municipal, no qual defendeu o crescimento regional e a transformação da Região Nordeste em uma potência econômica no Brasil.

“O Nordeste dispõe de diversos recursos naturais, tem a maior capacidade da energia éolica, da energia solar, da produção de frutas, tem muita opção de ciência, tecnologia e polos de confecção. A região Nordeste necessita de investimentos, de polos industriais e tecnológicos para os jovens para que possa produzir riquezas”, pontuou.

E, Doria complementou: “Eu quero um Nordeste independente, que tenha respeito e que seu povo tenha o sustento aqui e não precise sair para buscar trabalho fora. O Nordeste pode muito mais e vamos trabalhar para que se torne uma potência no Brasil”.

PETROBRÁS

Ainda durante a entrevista, João Doria prometeu privatizar a Petrobrás se eleito presidente da República. “A Petrobrás será privatizada, não para transformar o monopólio público em monopólio privado. Ela será uma modelagem completa, diferenciada, onde vamos partilhar a Petrobrás para que várias empresas possam disputar o direito da distribuição de combustíveis no Brasil. Tornar obrigatório nessa modelagem a criação de um Fundo para garantir que diante de aumentos circunstanciais do preço do petróleo internacional, esse fundo vai funcionar como colchão e possibilitar que o consumidor pague esta conta automaticamente. Isso é perfeitamente possível. Já acontece em outros países: na União Europeia, nos EUA, no Canadá onde o mercado livre evita o malefício do monopólio. A Petrobrás vai cumprir o seu papel para o bem do Brasil. Ela tem que ser desestatizada e vendida. Essa é a minha posição”, pontuou.

Ainda durante a agenda na Rainha no Brejo, João Doria participou de ato político na Vila Gourmett. À tarde, visitou o monumento em homenagem a Frei Damião, uma das atrações do turismo religioso na região.

Acompanharam a agenda de João Doria em Guarabira os deputados federais Ruy Carneiro, Pedro Cunha Lima e Edna Henrique; os deputados estaduais Camila Toscano e Tovar Correia Lima; o prefeito de Guarabira, Marcos Diogo; entre outros prefeitos paraibanos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de várias regiões.

Ex-secretária de Educação Ruth Karla vai aderir ao Grupo de Alírio Pontes


A reunião está marcada para acontecer hoje às 19:00h, em um jantar na residência de familiares da ex-secretária de Educação Ruth Kara.

De acordo com os bastidores da Política, já teve uma primeira conversa, sendo assim,  o anúncio oficial da adesão deve acontecer nesta sexta-feira(22).

Ruth Karla foi secretária de Educação no governo da Prefeita Alcione Beltrão, a professora também  teve um mandato de vereadora na Casa Nicomedes Martíns. Na última eleição Ruth não conseguiu se reeleger,  e ficou na primeira suplência de parlamentar de Alagoinha. 

ALAGOINHA: Confira as fotos da Inauguração da VP Pricila Vieira Arquitetura e Interiores

 


OUTRAS FOTOS