quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Missa de Santa Luzia reúne multidão de fiéis no Sítio Tauá de Areia


Uma multidão acompanhou, na tarde desta quarta – feira (13), a missa em louvor a Santa Luzia, no Sítio Tauá de Areia – PB, onde está localizada uma belíssima capela da Santa. A celebração campal de encerramento das festividades da Santa, foi presidida pelo Monsenhor Nicodemos. 

Quem foi Santa Luzia

Luzia de Siracusa, ou Lúcia de Siracusa, é a santa considerada padroeira dos olhos, da visão.

Mas como ela viveu em uma época de cristianismo incipiente e parcos registros, sua biografia carece de informações confiáveis — e há diferentes versões para explicar sua santidade e mesmo essa sua propriedade de zelar pelos olhos dos fiéis.

"Luzia, como os demais santos mártires do seu tempo, por volta do ano 280 d.C., não tem muitos escritos que afirmem uma verdade histórica no sentido da historiografia, entretanto o martirológico cristão os descreve de forma peculiar", pontua padre Jerônimo Gasques, mestre em Teologia Dogmática e autor de, entre outros livros, Santa Luzia - O Brilho de Uma Luz - A Protetora dos Olhos.

Santa Luzia nasceu em Siracusa, na Sícilia, ilha do Mediterrâneo que hoje faz parte da Itália, no ano de 283. Na época, o cristianismo era perseguido pelo governo romano. Sua família, contudo, era cristã e, ao que consta, gozava de uma vida de riquezas. Informações  - BBC


 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário