Os restos mortais de Dom Marcelo Carvalheira serão levados de João Pessoa para Guarabira, no Brejo, nesta segunda-feira (26). Antes do translado, às 11h, aconteceu uma missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.
A missa com o rito de transladação foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, e concelebrada por Dom Aldemiro Sena dos Santos, Bispo da Diocese de Guarabira.
Dom Marcelo foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira e o quinto arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.
Os restos mortais devem chegar em Guarabira por volta das 14h, quando haverá um festejo pelas principais ruas da cidade. Nesta terça-feira (27), a partir das 8h20, acontecerá uma missa em sufrágio da alma de Dom Marcelo e, após a celebração, o sepultamento na Catedral da Luz.
Quem foi Dom Marcelo Carvalheira
Dom Marcelo Carvalheira foi atuar na região de Guarabira no ano de 1975, como bispo-auxiliar de Dom José Maria Pires. Em 1980, a área foi transformada em diocese.
De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, além de líder religioso, Dom Marcelo teve papel político e social. Seguidor de Dom Helder Câmara, na região, ele incentivou a conscientização política e social, apoiando grupos de trabalho como Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre outros.
JPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário