segunda-feira, 6 de março de 2023

Adolescente paraibano de apenas 12 anos já leu mais de 500 livros – ‘prazer de viajar sem sair do lugar’


Samyr Medeiros aprendeu a ler com seis anos de idade e metade da sua vida foi com os livros. Hoje com 12 anos ele já desbravou mais de 500 obras de autores diversos. “Ele descobriu o prazer de viajar sem sair do lugar”, diz sua mãe, Renata Medeiros.

O interesse de Samyr pela leitura começa antes mesmo dele nascer, na Comunidade do Aratu, em João Pessoa. Quando pequena Renata também se interessou pelo mundo dos livros e passou a sua infância conhecendo novas histórias. “Então, quando tive meus filhos, estimulei desde o ventre, quando eu cantava e contava histórias”, explica a mãe.

Com a inspiração desde cedo, logo quando começou a ler Samyr não parava mais. Quando ele começou a ler livros infantis paradidáticos, Renata passou a catalogar os títulos. Em 2017, o estudante lia em média um livro por dia.

Quando atingiu a marca de 500 livros em 2018, a mãe parou de contar. Apesar disso, ela suspeita que a marca dos 1000 livros já deve está perto: “Samyr lê todos os dias. Já chegou a ler um livro de 217 páginas num dia!”, comenta.

O catálogo do adolescente é bem diverso. Os seus preferidos são da série ‘Diário De Um Banana’, do autor norte-americano Jeff Kinney. Ele também lê muitas crônicas de Luiz Fernando Veríssimo e ama o clássico ‘Pequeno Príncipe’, que tem em dois exemplares: o original e uma na versão do Maurício de Souza.

 

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário