Uma parceria entre a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e a Agência Executiva das Águas da Paraíba (Aesa), permitiu a instalação de equipamento para monitoramento climático na Estação Experimental de Alagoinha. A tecnologia, com informações precisas sobre a previsão do tempo, vai colaborar com as pesquisas de melhoramento genético.
Com os dados, o pesquisador, o produtor rural e o empresário, por exemplo, poderão projetar suas ações com maior confiabilidade em obter resultados positivos.
O gerente da Estação de Alagoinha, Rubens da Costa, destacou a contribuição para a preparação de etapas das pesquisas de melhoramento genético nas estações experimentais da Empaer, que vai ajudar na orientação dos pesquisadores, tendo em vista que as atividades de produção no campo precisam dessa orientação para evitar prejuízos.
“Os dados da estação meteorológica são importantes nesse sentido de orientar com precisão as ações, inclusive, de plantio no momento certo. Através de dados científicos, o produtor estará melhor orientado”, destacou.
As informações coletadas pelo monitor serão computadorizadas pela Aesa e serão disponibilizadas para a população. De posse desses dados, que vão estar disponíveis em breve, será possível orientará o melhor período para investimentos agrícolas.
A posição do vento e a previsão de chuvas serão captadas de forma eletrônica e disponibilizadas por meio da internet, de modo a permitir o acesso do produtor e de todos os interessados. “É uma ação importante para o Brejo e o Agreste paraibanos e mostra que a Empaer está preocupada em oferecer oportunidade ao produtor rural para realizar suas atividades com confiança e no tempo certo”, comentou.
O equipamento instalado em Alagoinha é uma das 73 estações que a Aesa vai instalar em todo estado, como parte do Projeto de Segurança Hídrica. Os dados estarão disponíveis no site aesa.pb.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário