A cidade de Guarabira, que no tupi significa cidade das garças, fica localizada no Brejo da Paraíba, a 90 km da capital e é um ponto de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora da Luz e Frei Damião no estado.
O Santuário Memorial Frei Damião é um projeto arquitetônico formado por um museu e por uma estátua de 34 metros. O local está perto de completar 20 anos e conta com algumas fotos e objetos usados por Frei Damião em sua última missão em Guarabira, que aconteceu em 1995 após muita espera da população.
Além do museu, há a capela Mãe Rainha e atualmente está sendo construído o espaço dos romeiros de Frei Damião e sendo instalado o elevador para acessibilidade, para acolher melhor os visitantes.
O padre José André é responsável pelo santuário e conta que após a morte de Frei Damião em 1997, dois anos após a última missão na cidade, o monsenhor Nicodemos, grande devoto, e a prefeita da época, Léa Toscano, tiveram a ideia de construir o memorial.
O Santuário fica localizado no ponto mais alto da Serra da Jurema, em Mata Limpa. O local já era um ponto de peregrinação pela cruz de Brennand no ponto mais baixo da Serra. E a localização foi escolhida porque a posição da imagem de Frei Damião voltada para Catedral de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade, simboliza ele invocando a benção de Deus sobre a cidade de Guarabira, segundo os católicos.
Além dos paraibanos, devotos do Rio Grande do Norte e de Pernambuco visitam o memorial. Durante o ano acontecem duas grandes romarias: no dia 31 de maio, dia da morte de Frei Damião, que acontece sempre no último domingo do mês. E no terceiro domingo de dezembro que é o aniversário do Santuário, recebendo cerca de 15 mil pessoas.
De acordo com o Padre André, Frei Damião está em processo de canonização. Ele já é reconhecido como venerável pela Igreja Católica, mas ainda falta um milagre comprovado pela ciência para ser considerado beato e outro milagre para ser considerado santo.
Ainda conforme o padre, o maior legado de Frei Damião é a religiosidade e simplicidade.
A fé do povo de Guarabira em Frei Damião é transmitida de geração a geração e não há como falar da história da cidade sem falar da fé da população.
Jornal da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário