A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 83 o número de mortos em virtude das chuvas registradas no estado desde a semana passada. A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou no domingo (5) que passou a utilizar uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), um tipo de drone, para ajudar na localização e identificação de vítimas dos temporais.
O modelo de drone utilizado é um RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems e que pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM). Os sobrevoos ocorrem na região da Quarta Colônia, que abrange nove municípios da Região Central do estado.
A FAB orienta que, ao ouvir ou ver a aeronave, as pessoas em situação de risco devem sinalizar ou fazer marcas em alguma superfície para facilitar a identificação e o envio do apoio. O aparelho possibilita analises em tempo real e em alta precisão das áreas expostas.
Reação
As ações federais em resposta à pior catástrofe socioambiental da história do Rio Grande do Sul mobilizam mais de 14,5 mil pessoas. A atuação conjunta dos governos federal, estadual e municipais permitiu resgate de mais de 25 mil pessoas em operações aéreas, terrestres e fluviais.
Os fortes temporais afetam mais de dois terços dos municípios gaúchos e já deixaram ao menos 78 mortos. Segundo balanço mais recente da Defesa Civil estadual, há outras quatro mortes sob investigação, 175 feridos e 105 desaparecidos. Mais de 844 mil pessoas foram afetadas, 115 mil estão desalojados e 18,5 mil, em abrigos.
O Governo Federal reconheceu no domingo estado de emergência em 265 municípios gaúchos, medida que facilitará o repasse de recursos para ações emergenciais e de reconstrução. As operações de resgate são apoiadas por 130 aeronaves, mais de 950 viaturas e 182 embarcações.
MaisPB com Agência Gov
Nenhum comentário:
Postar um comentário