quarta-feira, 10 de julho de 2024

Luiz Couto parabeniza PF pelo trabalho no caso das joias em que Bolsonaro foi indiciado

O deputado Luiz Couto (PT-PB), fez um discurso na tribuna da Câmara Federal parabenizando a equipe da polícia federal que desvendou o escândalo das joias protagonizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O deputado afirmou que: “A condução do inquérito demonstra o compromisso inabalável da Polícia Federal com a justiça e a transparência, pilares fundamentais para a manutenção da ordem e da democracia em nosso país. A investigação minuciosa e imparcial realizada pelos agentes foi crucial para esclarecer os fatos e assegurar que todos os indivíduos envolvidos sejam responsabilizados conforme a lei”.

No discurso, Couto disse que o caso exigiu dedicação excepcional da Polícia Federal.

“Gostaria de expressar meus sinceros parabéns pelo excelente trabalho realizado no inquérito das joias sauditas que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e de mais 10 pessoas. Este caso complexo e de grande repercussão exigiu um nível excepcional de dedicação, competência e profissionalismo de todos os envolvidos. O trabalho da Polícia Federal, ao agir de forma diligente e meticulosa, reforça a confiança da população nas instituições e no sistema de justiça brasileiro. A coragem e a determinação demonstradas ao enfrentar um caso de tamanha complexidade são dignas de reconhecimento e elogio”, disse.

O inquérito policial que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e mais 11 pessoas no caso das joias sauditas abrange vários pontos importantes e revela um conjunto de evidências e alegações significativas, bem como: acusações de descaminho (introdução de mercadoria no território nacional sem pagamento dos tributos devidos), corrupção passiva, lavagem de dinheiro e outros crimes correlatos.

Segundo o esquema desarticulado pela polícia federal, os presentes recebidos eram entregues para autoridades estrangeiras e de lá vendidos e o dinheiro era entregue em espécie ao ex-presidente e incorporado no seu patrimônio pessoal por meio de lavagem de dinheiro, sem utilização do sistema bancário formal e com objetivo de ocultar a origem, a localização e propriedade dos valores.

O deputado enfatizou a importância de toda a equipe da polícia federal que trabalhou para desvendar o “mistério das joias sauditas”

“Reitero meus cumprimentos a todos os agentes, peritos, delegados e demais profissionais que participaram deste inquérito. A sociedade brasileira é grata pelo esforço contínuo da Polícia Federal em proteger nossos valores democráticos e garantir que a verdade prevaleça. Que este caso sirva como um exemplo do poder da justiça e da importância de um sistema judiciário forte e independente. Continuem com o excelente trabalho, mantendo sempre a integridade e a dedicação que são marcas registradas desta instituição, reiterou o deputado”, concluiu o parlamentar.

Parlamento PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário