Araponga é uma pequena cidade, encravada na região brejeira do estado de Porto Feliz. No ano de 1963, Ribeirinho e Atanásio se enfrentaram na eleição mais acirrada da história. Um crime bárbaro mexe com a população da pacata cidade no auge da campanha eleitoral e deixa uma dúvida na cabeça de todos: o assassinato de Chico de Basílio teve ou não conotação política?
Esse é o mote do romance ‘O recurso: a saga de um candidato injustiçado’, de Eginaldes de Andrade Filho, que leva o selo da Editora A União – Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que terá lançamento neste sábado (20), às 19h, no Auditório do Cras, em Alagoinha. No evento, a obra será apresentada pelo jurista e acadêmico Eitel Santiago.
Na narrativa, a campanha eleitoral disputadíssima levou a população de Araponga a um confronto nunca antes visto. Os eleitores do Partido Social e do Partido da República foram disputados voto a voto e a farmácia de Seu Juvenal e o bar do Barbosinha foram os palcos principais desse embate fratricida. Quase quatro anos depois, Atanásio volta a Araponga disposto a contestar o resultado da eleição de 1963. Arregimentou seu grupo político e ingressou na justiça com um recurso no Tribunal Eleitoral. Araponga virou de ponta a cabeça. Será que Atanásio conseguiu seu intento? Araponga – como ele sempre dizia – não era para amadores.
Esse é o segundo trabalho literário do escritor Eginaldes de Andrade Filho enfocando o tema política. O primeiro foi em 2004 com o título ‘Alagoinha – Evolução Político-administrativa’, lançado pela Editora Ideia. Esse novo projeto traz um viés humorístico ao tema. Em uma linguagem leve e acessível, o autor discorre com maestria as peripécias ocorridas durante o período que antecede as eleições nessa localidade fictícia, enfocando lances de espertezas políticas e manobras eleitoreiras protagonizadas por dois grupos políticos oligárquicos adversários. A obra é recheada de humor refinado e de uma ironia cáustica quando da descrição dos personagens.
Eginaldes é professor, advogado, compositor e historiador. Nasceu e sempre viveu em Alagoinha. Formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, também é Bacharel em Direito pela UEPB e tem especialização em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Potiguar. Exerce atualmente a advocacia. Atuou como articulista em dois jornais na cidade de Guarabira. Foi editor do Blog Jogo Aberto em que eram feitas análises políticas, culturais e artísticas. Foi secretário e procurador jurídico da Prefeitura Municipal de Alagoinha e do Instituto de Previdência do Município, chegando também a dirigir a Biblioteca Pública Municipal.
Sobre a expectativa para o lançamento, o autor afirma que “esperamos contar com muitos escritores, intelectuais e amantes da literatura. Será um encontro inesquecível e, também, um congraçamento com uma legião de amigos espalhados pela Paraíba. É a realização de um sonho o lançamento dessa obra e uma alegria imensa ter a Editora A União como parceira nesta empreitada”.
Serviço
Lançamento do livro: ‘O recurso: a saga de um candidato injustiçado’, de Eginaldes de Andrade Filho
Data: 20/07
Hora: 19h
Local: Auditório do Cras - Rua Moura Filho, Alagoinha - PB
paraiba.pb.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário