A Justiça Eleitoral da 60ª Zona Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pela Advise Consultoria em Lagoa de Dentro, após constatar irregularidades no levantamento. A decisão foi emitida pelo juiz Eduardo Roberto de Oliveira Barros Filho, que impugnou a pesquisa, registrada sob o número PB-05288/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A principal irregularidade apontada na decisão é a falta de clareza quanto à origem dos recursos financeiros utilizados para a realização da pesquisa, que seria divulgada no dia 4 de outubro no blog de Chico Soares. A suspensão foi solicitada pela coligação “Nada Supera o Trabalho”, formada pelos partidos PP e PSB, que questionou também a eficácia dos mecanismos de controle interno da Advise e a possível distorção de informações que teriam inflado os dados do levantamento, comprometendo sua lisura.
Em sua decisão, o juiz destacou o potencial de danos ao processo democrático, alertando que a divulgação de uma pesquisa com tais inconsistências poderia influenciar indevidamente o comportamento dos eleitores e comprometer a transparência do pleito. O magistrado concedeu a tutela provisória, determinando a suspensão da pesquisa até nova deliberação judicial.
Além disso, o juiz ordenou que tanto o instituto Advise quanto o blog de Chico Soares sejam intimados com urgência, sob pena de multa de R$ 100.000,00 em caso de descumprimento da decisão.
Fato a Fato / Do Blog de Felipe Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário