sábado, 29 de março de 2025

'Progressistas' avança diálogo para federação com 'União Brasil' e cria nó entre Aguinaldo e Efraim

 


O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, revelou que o partido aprovou dar sequência às tratativas para formar uma federação com o União Brasil. A reunião da bancada ocorreu na noite desta terça-feira (18), e a aprovação se deu de forma unânime, com a participação do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro.

“Após intensa discussão, deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais decidiram, por unanimidade, dar pleno aval à presidência do partido para prosseguir com as tratativas no sentido de consolidar a criação da federação”, afirmou Ciro Nogueira.

Caso a federação entre PP e União Brasil se concretize, o grupo político será o maior da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares. No Senado, as bancadas do Progressistas e do União totalizam 13 senadores.

Impactos na Paraíba

Um dos nós a serem desatados na formação da federação é a Paraíba. Enquanto o União Brasil, liderado pelo senador Efraim Filho, está na oposição ao governador João Azevêdo (PSB), o Progressistas, liderado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, não só integra a base do governo estadual, como também tem no vice-governador, Lucas Ribeiro, um possível candidato à sucessão.

Efraim e Aguinaldo têm forte influência em seus partidos em Brasília e podem protagonizar uma intensa queda de braço pelo comando da federação no estado.

T5

Nenhum comentário:

Postar um comentário