Os deputados estaduais aprovaram pedido feito pela deputada Camila Toscano (PSDB), por meio do Requerimento 19.833/25, apelando à Secretaria de Estado da Saúde para que sejam adotadas providências no sentido de assegurar a aquisição e a distribuição regular de medicamentos de alto custo para pacientes portadores de doenças crônicas em toda a Paraíba. Segundo a parlamentar, a garantia de acesso contínuo a medicamentos é parte essencial do direito à saúde.
“Na Paraíba, muitos pacientes portadores de doenças crônicas, como diabetes tipo 1, esclerose múltipla, lúpus, doenças raras, câncer, entre outras, enfrentam sérias dificuldades para obter, junto à rede pública, os medicamentos de alto custo de que necessitam para o controle da enfermidade e preservação da vida. O desabastecimento recorrente desses medicamentos, somado à morosidade nos processos administrativos e judiciais, representa um risco real à saúde dos usuários do SUS, obrigando famílias a recorrerem a empréstimos ou a ações judiciais para garantir o tratamento necessário”, destacou a deputada.
De acordo com Camila, é urgente que o Estado mantenha estoques regulares, assegure a logística de distribuição eficiente e garanta a continuidade do fornecimento desses medicamentos, sem interrupções, de forma descentralizada e com o devido acompanhamento. “Esse é um tema importante e urgente. Espero que o Governo do Estado tome as devidas providências para evitar o desabastecimento dessas medicações”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário