O mês de abril é conhecido nacionalmente por promover a conscientização a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo. Na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) se destaca por defender a causa autista no estado. Nos últimos três anos, o gabinete do deputado protocolou e aprovou pelo menos cinco matérias de extrema relevância neste âmbito. Um exemplo desta atuação é o Projeto de Lei 973/2023, que garante assento preferencial no transporte público para pessoas com TEA e o Requerimento 1320/2023, que solicitou transporte adequado e especializado para crianças autistas se deslocarem aos centros de tratamento especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Requerimento 1265/2023, que solicitou a realização de concurso público para fortalecer a equipe da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD) e acelerar os processos de avaliação e diagnóstico para pessoas com TEA; e o Requerimento 12.676/2024, que solicitou a instalação de Centros de Atendimento ao Autista nos municípios de Alagoa Grande, Itabaiana, Mari, Mogeiro, Alagoinha, Lucena, Massaranduba e Serra Redonda, também são de autoria de Bosco Carneiro. O mandato do parlamentar também destinou, por meio da Emenda Parlamentar 417/2023, recursos para o Curso de Orientação no Atendimento de Pessoas com Autismo (CONAPA).
“O nosso gabinete está sempre de portas abertas para receber as solicitações das pessoas com TEA e ser a voz delas na Assembleia Legislativa. Essa assistência é essencial por parte do Poder Legislativo, para que essas pessoas tenham cada vez mais representatividade e consigam alcançar conquistas importantes na nossa sociedade. Abril é um mês que nos faz retomar os debates acerca da luta das pessoas com autismo e, na Paraíba, por meio do nosso mandato, já tivemos conquistas importantes, mas ainda há muito a ser feito”, destacou Bosco Carneiro.
MaisPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário